Procurar
Close this search box.

De Angola para o Brasil, Daniel Lufupa é campeão mundial de Jiu-jitsu

Num momento em que o desporto em Angola capta a atenção de todos, impulsionado pela notável performance dos Palancas Negras no CAN da Costa do Marfim, do outro lado do Atlântico, o atleta angolano de 35 anos, Daniel Lufupa, ascendeu ao topo do mundo do jiu-jitsu ao arrebatar uma medalha de ouro na categoria de 80 kg, faixa azul, em competições NO-GI (sem kimono). O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE), no passado sábado, dia 27 de janeiro.

Originário da província do Huambo, Daniel Edgar Lufupa emigrou para o Brasil em 2009 com o objetivo de cursar Engenharia de Software, profissão que exerce até hoje. A sua incursão no jiu-jitsu teve início há aproximadamente quatro anos, inicialmente com o propósito de aplicar as técnicas desta arte marcial para defesa pessoal. Com a prática, Daniel acabou por desenvovler uma paixão pela competição.

Em declarações à BANTUMEN, Daniel Lufupa, ainda surpreso com a vitória, afirmou: “Ainda não consigo acreditar que sou campeão mundial”. Este triunfo trouxe-lhe um sentimento de “missão cumprida”, fruto do esforço dedicado para conquistar este título. “Foi uma competição extremamente exigente, e sair vitorioso é verdadeiramente glorioso”, declarou.

A falta de conhecimento de muitos brasileiros sobre Angola foi um dos motivos que o impulsionou a destacar o seu país natal através deste desporto.

Como atleta profissional, Lufupa enfrenta desafios em conciliar a sua carreira profissional com o jiu-jitsu, além da ausência de apoios. “Não tenho qualquer apoio, suportando todos os custos por conta própria. Este é o aspeto negativo do desporto”, partilhou, expressando abertura para receber patrocínios: “estamos abertos a quem desejar patrocinar”.

Apesar da escassez de patrocínios para suportar os custos da competição, Daniel Lufupa agradece o suporte recebido dos seus compatriotas angolanos pelas redes sociais, acreditando que Angola está a experimentar um novo período de união. “Sentir o apoio dos angolanos nas redes sociais é extremamente gratificante, e creio que Angola está a atravessar um momento de grande união entre o seu povo. É uma experiência indescritível”, comentou. Para o atleta, esta vitória simboliza “a persistência de quem deixou Angola em busca de uma vida melhor, demonstrando a nossa força”.

Questionado sobre os seus planos futuros após esta conquista, revelou: “Pretendo participar em mais competições e alcançar o mais longe possível. Este ano há mais campeonatos em vista, e para 2025, o campeonato europeu de jiu-jitsu, um dos maiores do mundo que se realiza em França, para o qual estou a preparar-me.”

Além de ser lutador de Jiu-jitsu, Daniel Lufupa é também atleta profissional de capoeira graduado pelo grupo Nação Cultural no Brasil, engenheiro de sistemas de software e é ainda conhecido no mundo do hip-hop como Troglobio MC.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES