Procurar
Close this search box.

Amílcar Tchinguelessy e o “guia” para crescer no mundo dos negócios

Amílcar Francisco Tchinguelessy convida-nos a conhecer o seu primeiro livro de educação financeira, intitulado “Como Aprender Para Empreender”. Em entrevista à BANTUMEN, o jovem empresário contou-nos um pouco mais sobre a experiência de ter escrito este manual, na tentativa de partilhar o seu know-how e, com isso, despertar a “mente empreendedora” de quem o for ler.

Amílcar nasceu em Angola, concluiu os seus estudos na República Federativa do Brasil e iniciou a sua jornada como estagiário do Ministério Público brasileiro.

Sobre Angola, o autor contou-nos que a sua infância foi marcada por situações adversas e também em contexto de guerra na altura. Mudou-se para a capital com os pais e viveu durante um bom tempo com os avós, proprietários de uma pequena oficina de carros. Desde cedo, juntou-se aos afazeres da família e aos 14 anos, amealhou os seus primeiros mil dólares (naquela época, em Angola as transações podiam ser efetuadas em Kwanzas e dólares) “Eu não via saída, mas sempre procurei: deve haver alguma saída. E esse desconforto sempre me levou a buscar respostas”, disse o autor. “Essa busca incessante, já desde miúdo, fez-me querer trazer soluções. Foi assim que comecei a fazer, de facto. E confesso que quando tinha 14 anos de idade, já tinha o meu primeiro mil dólares. Era muito para a minha idade e para aquela visão que eu tinha (…) como eu fiz, eu explico detalhadamente no livro.”

Apesar de ainda estar a colher os primeiros frutos do seu trajeto, Amílcar decidiu, há dois anos, investir nesta “bússola” para pequenos empreendedores, por considerar que o sucesso de um negócio é, muitas vezes, um fenómeno que antecede à idade. Segundo o que diz, terá mais que ver com um conjunto de métodos e ensinamentos, repetidos e funcionais, que uma vez aplicados de modo prático, cimentam certezas de modo sólido. “Para mim, o livro é uma bússola para o empreendedor, porque a ideia era, realmente, encurtar o caminho. Este é o livro que eu gostaria que alguém tivesse escrito para mim.”

O empresário criou a sua primeira startup aos 23 anos, ainda no Brasil. Uma agência de Design e Comunicação Corporativa com atuação, hoje, em países como Angola, Portugal e França. O autor referiu ainda, ao longo da nossa conversa, que “o que eu escrevi no livro, é algo que, se as pessoas seguirem como deve ser, elas vão alcançar o que elas querem alcançar, e eu não falo necessariamente de sucesso, porque o sucesso para mim é muito subjetivo” afirmou.

Para o autor, este é um manual sem fronteiras, nem de idade nem de credo, que tenciona chegar às pessoas como um livro do “sim, é possível”, independente da singularidade de cada história. Amílcar Francisco Gonçalves Joaquim Tchinguelessy, é licenciado em Administração, pós-graduado em Biblioteconomia e master em Gestão Financeira, controladoria e auditoria. Além de empresário, é consultor, escritor e palestrante. O seu livro, baseado nas suas experiências e conhecimento, é um guia dividido em 12 capítulos distintos, que abordam, fundamentalmente, o conceito de empreendedorismo numa matriz motivacional.

O livro está disponível em Angola e no Brasil através da Amazon, e na Europa, através da loja online da BANTUMEN.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES