A Avance Media, empresa líder em avaliação e relações públicas em África, anunciou a sua lista inaugural das 100 Mulheres Africanas Mais Influentes, que apresenta mulheres ilustres cujos trabalhos e realizações continuam a inspirar a próxima geração africana.
A lista é composta por 100 mulheres de 35 países que estão a mudar a narrativa feminina e a desafiar o status quo das mulheres no continente.
Entre elas, figura a angolana Josefa Sacko, comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana (UA).
A diplomata já havia sido eleita recentemente, em Londres, uma das 100 Pessoas Mais Influentes na Política Climática em 2019, pela “Apolitical”, plataforma internacional de pares que apoia esforços tendentes a influenciar a política climática no mundo.
Comissária para Economia Rural e Agricultura da UA, desde 2017, Josefa Sacko já foi assessora no Ministério do Ambiente, onde desempenhou o papel de Embaixadora de Boa Vontade para as Alterações Climáticas, e no pelouro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, cuja acção assentou na supervisão da Segurança Alimentar, Erradicação da Fome e Redução da Pobreza.
Meet @avancemedia's inaugural list of 100 Most Influential African Women, 2019.
— Avance Media Africa (@avancemedia) August 6, 2019
Read More: https://t.co/d1OWfMlJh3#100Women #100MIAW #BalanceforBetter #AvanceMedia #AfricanWomen #InfluentialWomen pic.twitter.com/QAiQVwmOkV
Exerceu, também, durante 13 anos, a função de Secretária-Geral da Organização Inter-africana do Café (OIAC), na Côte d’Ivoire.
A Avance Media tem se empenhado ao longo dos anos em mudar a narrativa sobre África, através da classificação de publicações e espera-se que o lançamento desta iniciativa não apenas celebre os africanos, mas mostre os trabalhos individuais e coletivos de mulheres que estão a inspirar a próxima geração de líderes africanos.
A lista apresenta mulheres que ocupam posições de liderança eminentes, como Presidente, Primeiro Ministro, Secretário Geral, Primeira Dama, Governador, Ministro, CEO e Comissários. Entre elas, destaca-se a Presidente da Etiópia, H.E. Sahle-Work Zewde, vice-presidente da Libéria, H.E. Jewel Taylor, a primeira-ministra da Namíbia, Rt. Hon e Saara Kuugongelwa-Amadhila, Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas.
No ranking destacam-se ainda jovens ativistas como Farida Bemba Nabourema e Ilwad Elman.
Abaixo está a lista das Mulheres Africanas Mais Influentes da Avance Media 2019, organizadas por ordem alfabética.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.