Procurar
Close this search box.

Boy Lundy, o rapper moçambicano que quer contrariar o mercado da música

Boy Lundy | Reprodução
Boy Lundy | Reprodução

Com sete anos de carreira, Boy Lundy carrega consigo o sonho de influenciar novas vozes, trabalhar na música de forma profissional, mostrado que é possível criar sustento e viver da arte e enriquecer a arte moçambicana, assim como o movimento hip-hop.

Recentemente, o artista lançou uma provocação ao mercado Moz, onde a maioria das canções sobre amor revelam apenas os aspetos positivos de uma relação. Heartbreak After Valentines mostra o lado menos bom dos relacionamentos.

Lundinel Vilankulo é engenheiro de minas mas no mundo das artes é Boy Lundy, um jovem talento moçambicano com uma eterna paixão pela música.

A apreciação por aquela que é uma das maiores manifestações artísticas do mundo hodiernamente, o hip-hop, nasceu quando Lundy conheceu a vertente da dança do movimento, o b-boy. Entretanto, a sua paixão foi desenvolvendo para produção musical até chegar ao rap.

O artista caiu nas redes da música por influência de pessoas próximas e, em 2014, Lundy decidiu começar a compor e a gravar tudo que escrevia e criava. “Tinha queda pela música mas com o passar dos anos notei que com as minhas composições conseguia tocar em pessoas, motivo que me faz persistir até aos dias de hoje. Quero que as gerações futuras, principalmente cá em Moçambique, possam ver a música como uma carreira profissional e não só um hobbie e que consigam tirar dela o seu sustento, inspirar novas vozes  porque a música é vida”, disse Lundy.

Além de gostar intensamente de música, Lundy explica que fazer a arte é uma das formas de poder transmitir o que lhe ocorre, sem perder a sua originalidade. “Entro no mundo artístico como forma de poder exprimir sentimentos, pensamentos que há muito pairavam na minha mente. Por outro lado, foi como algo hereditário, porque cresci sempre rodeado de assuntos ligados à música. Com a influência do meu pai, que por muitos anos contribuiu com a sua arte para a cultura, depois de algumas sessões de estúdio surgiu a curiosidade de poder criar as minhas próprias obras”, explicou o artista.

Recentemente o artista lançou a mixtape intitulada Heartbrake After Valentines, no Soundcloud. A mixtape é composta por seis faixas e segundo o rapper, em conversa com a BANTUMEN, o conceito surgiu como forma de provocação para o mercado musical moçambicano da atualidade, onde observou que as composições das músicas mostravam somente o lado bom das relações.

“O conceito surgiu como uma provocação, depois de pesquisar o mercado no que se refere às músicas de amor, love songs, notei que a maioria das composições estão viradas para o lado bom das relações, então decidi trazer uma compilação de músicas que retratam o que podemos considerar como o pior lado dos relacionamentos, quando literalmente nos decepcionamos, Heartbreak After Valentines, explicou.

Desde o término de namoros, questões existenciais, reconciliações, perdas e outros momentos em que a negatividade foi o centro da questão, Lundy apresenta também na sua mixtape várias passagens que contam alguns estágios que o artista teve de enfrentar durante o seu percurso, como é o caso da faixa “Nostalgia”, que é uma dedicatória ao seu falecido tio.

“A ideia é falar abertamente das consequências ou o estado de espírito resultante do término de uma relação, os estágios que essa situação nos leva até chegarmos ao ponto da superação, com uma mistura de arte e sentimentos surge este trabalho como jeito de provocação para a sociedade, retratando o lado obscuro dos relacionamentos que nos escusamos a acreditar, porque queremos e lutamos para que os momentos bons durem para sempre”, explicou Lundy.

Em análise aos relacionamentos, o rapper defende que “atualmente são muito superficiais, existe pouco sentimento envolvido apenas jogo de interesses, porque os homens querem as mulheres com a melhor estrutura física e as mulheres optam por homens com maior capacidade financeira, deixando para trás os requisitos como, afeto, carinho e cumplicidade, para uma relação saudável”.

No projeto, Lundy canta com El Vd, RC Stunner, Next Pain e Jrey, sendo as faixas assinadas na produção por Chris beats, Ryini beats, Treymxn, Sketchmyname, Black Lions Beats.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES