Procurar
Close this search box.

Ilustração de feto negro viral vai integrar livro de medicina

Ilustração de Chidiebere Ibe
Ilustração de Chidiebere Ibe

No mês de dezembro, uma ilustração do nigeriano Chidiebere Ibe, que representa um feto dentro do ventre, tornou-se viral por um pequeno detalhe técnico: o feto ser negro.

Pela primeira vez, foi possível ver numa ilustração um feto e uma grávida não caucasianos, padrão utilizado, por exemplo, nos livros de medicina e escolares, no mundo inteiro.

Agora, a imagem de Chidiebere Ibe, ilustrador, estudante de medicina e diretor criativo da Association of Future African Neurosurgeons, volta a ser notícia por vir a ser publicada na segunda edição de um manual projetado para mostrar como uma série de condições apresentam-se em pessoas de tez escura.

“Mind the Gap: Um manual clínico de sinais e sintomas na pele negra e marrom”, foi publicado pela primeira vez em 2020. O coautor Malone Mukwende, estudante de medicina em Londres, diz que “o trabalho de Chidiebere levanta o véu sobre os preconceitos que estão à vista na medicina mas dos quais podemos não estar cientes”, cita a CNN.

Ibe, que se formou em Química na Nigéria e agora estuda Medicina na Ucrânia, começou a criar ilustrações médicas em 2020. Até agora, já criou uma série de imagens anatómicas sobre várias condições patológicas, como o distúrbio de pele vitiligo, herpes labial e lesões na coluna, todas em pessoas negras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES