O Cleveland Cavaliers são os campeões de 2016 da NBA depois de vencerem os Golden State Warriors 93-89, no sétimo jogo da final.
Ao contrário dos jogos anteriores da série, o 7.º jogo foi uma disputa apertada. As duas equipas estavam empatadas com 89-89 a dois minutos do fim, uma recuperação de bola de James permitiu a Kyrie Irving aponta-se um cesto de três pontos para dar vantagem aos Cavs. O resultado final foi fixado pelo próprio Lebron na conversão de um lance livre.
«King James» cumpre assim a promessa feita no regresso a Cleveland em 2014: 53 anos depois, dar um título à equipa que deixara antes para seguir para Miami.
«Dei tudo o que tinha para vencer este título, o meu sangue, as minhas lágrimas. Era o meu objetivo desde o regresso a Cleveland, é incrível. E foi muito difícil», disse James no final, depois de ter terminado a partida com 27 pontos. Lebron foi ainda vencedor do prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da final.
“M-V-P!” @kingjames holds up the #NBAFinals & Finals MVP trophies! ???????? https://t.co/tKVcsd5gze
— NBA (@NBA) 20 de junho de 2016
LeBron celebrates the title with his sons! #ThisIsWhyWePlay #LeanInTogether https://t.co/SAo3r0Hlol
— NBA (@NBA) 20 de junho de 2016
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.