Procurar
Close this search box.

A Linha de Sintra ganhou uma Kubata, casa de potencialização artística

A KUBATA – Casa de Potencialização Artística, na Linha de Sintra, é um projeto destinado a promover e nutrir o talento artístico emergente nesta região metropolitana específica. Idealizada por Maíra Zenun, Nael D’Almeida, Melissa Pereira e Ness Costa, a KUBATA é um espaço de criação e residência com uma visão clara: impulsionar o potencial dos artistas locais e da diáspora africana.

A proposta é ambiciosa e abrangente. Durante a residência, os artistas serão incentivados a explorar temas relacionados à realidade sociocultural da Linha de Sintra, destacando a diversidade e as experiências das populações imigrantes e negras que caracterizam esta região. Com uma bolsa oferecida, os artistas terão a oportunidade de criar obras que se conectem com o público local e, posteriormente, com o público em geral.

Além das atividades de criação, a Casa de Potencialização Artística promoverá reuniões coletivas para avaliar o progresso dos artistas, bem como um open day no final de março para partilhar os processos criativos com convidados especiais. Em junho, uma exposição coletiva será realizada para apresentar o trabalho dos artistas à comunidade local, à imprensa e aos parceiros da KUBATA, financiada inteiramente pela própria Casa de Potencialização Artística.

Com sede na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, a equipa responsável pelo projeto é composta por seis membros, com ênfase na produção, direção artística e design visual. Entre eles estão Maíra Zenun e Nael D’Almeida, diretores artísticos, Melissa Pereira e Ness Costa, produtores executivos, e Denise Santos e Jonirico, responsáveis pelo design e pela produção audiovisual.

Para celebrar este marco na cena cultural da Linha de Sintra, a KUBATA está a organizar eventos abertos ao público, nos dias 24 e 30 de março. No domingo, dia 24, os interessados poderão participar do passeio “NOZ STÓRIA”, uma oportunidade de explorar as histórias e memórias da região, com o apoio de Sinho Baessa, vice-presidente da Associação Cavaleiros de São Brás. Já no sábado, dia 30, a KUBATA convida o público a participar do evento de encerramento da residência, onde os artistas irão partilhar os seus processos artísticos e apresentar as obras finais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES