Procurar
Close this search box.

Darlene Barreto lança crowdfunding para criar “Fundação Orlando Pantera”

Darlene Barreto - Orlando Pantera | DR
Darlene Barreto - Orlando Pantera | DR

Darlene Barreto, filha do histórico músico e compositor Cabo-Verdiano Orlando Pantera quer criar uma fundação com o nome do pai. Tendo como objectivo enaltecer toda a sua carreira musical, assim como o seu trabalho social.

Como parte de um conjunto de iniciativas de angariação de fundos para cobrir os custos legais de oficialização, Darlene avança também com um crowdfunding na GoFundMe.

De acordo com o texto da campanha, Darlene “tem trabalhado no processo de recolha de tudo quanto foi deixado pelo pai, tais como acervos pessoais, composições e principalmente o legado do trabalho social que Orlando Pantera fez ao longo da sua existência.”

“Esta campanha de crowdfunding é uma destas iniciativas que tem como objetivo envolver a comunidade cabo-verdiana na diáspora e todos os fãs e admiradores de Orlando Pantera”, faz saber a organizadora da iniciativa. O objetivo global é reunir cerca de dez mil euros, valor necessário para a oficialização de uma fundação em Cabo Verde, e as iniciativas têm contado, entre outros, com o apoio do Governo de Cabo Verde através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

De entre os projectos da futura “Fundação Orlando Pantera”, Darlene destaca o lançamento de um álbum de composições do músico, a realização de um documentário sobre a sua vida e obra, a criação de um museu e o desenvolvimento de um programa de ensino de artes e cultura Cabo-Verdiana para crianças e jovens desfavorecidos.

Orlando Monteiro Barreto, mais conhecido como Orlando Pantera, era natural da ilha de Santiago, em Cabo Verde. Destacando-se enquanto músico, compositor e multi-instrumentista, é por muitos considerado precursor de um novo estilo na música Cabo-Verdiana. As suas composições podem ser ouvidas na voz de grupos musicais e intérpretes como os Tubarões, Pentágono, Grace Évora, Mário Rui, Djudja, Felipe Barros, Lura, Mayra Andrade, e outros.

Ainda no dia 28 de agosto, à margem da angariação de fundos, realizou-se um concerto beneficente para a criação da fundação. O evento contou com a atuação de artistas no formato ao vivo e online. Entre eles, Dino D’Santiago, Alberto Koenig, Bob Mascarenhas, Batchart, Ineida Moniz, Ruth Borges, Bino e Eduíno do grupo Ferro Gaita, Albertino, SOS Mucci, Edy Young, Raiz di Polon, Éder Xavier, Romeu di Lurdis e Princezito.

Para saber mais sobre a campanha, basta aceder ao link aqui.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES