Procurar
Close this search box.

Indústria da moda mobiliza-se para produzir máscaras

máscaras

Nike, Adidas, New Balance, Chrome Hearts, Under Armour e Louis Vuitton são os principias nomes do mundo da moda que têm direcionado a sua produção para a confecção de máscaras e protectores faciais, de forma a ajudar na luta contra a propagação do coronavírus.

A New Balance alocou a produção de uma das suas fábricas a este projeto, colocando de lado o mercado dos produtos desportivos, temporariamente. As máscaras produzidas serão entregues ao pessoal médico que nos Estados Unidos combate na linha da frente a evolução da COVID-19.

De acordo com o comunicado da marca, a fábrica de Lawrence, no Massachusetts, já iniciou o processo de criação de um protótipo de uma máscara, que em breve irá também passar a ser produzido “em massa” nas suas outras fábricas.

A Louis Vuitton lançou a produção de centenas de milhares de máscaras faciais não cirúrgicas. Nas oficinas francesas em Marsaz, Saint-Donat, Saint-Pourçain, Ducey e Sainte-Florence, trezentos artesãos foram mobilizados para aumentar a produção de máscaras alternativas para ajudar na batalha contra a COVID-19 e proteger os profissionais de saúde.

Essas máscaras não cirúrgicas foram criadas em colaboração com a Mode Grand Ouest, uma rede regional da indústria têxtil que fornece os principais materiais para a produção de máscaras da empresa. Michael Burke, CEO da Louis Vuitton, formalizou o início da produção visitando uma oficina em Saint-Florence, onde 22 artesãos estavam voluntariamente estacionados para fazer máscaras.

“Como uma importante casa francesa, a Louis Vuitton deseja se comprometer a produzir milhares de máscaras que serão distribuídas na região, gratuitamente, para proteger aqueles que estão mais expostos”, explicou Burk. “Esta produção é fruto de uma maravilhosa colaboração com o setor regional da indústria têxtil.”

A adidas anunciou que começou a fabricar equipamentos de proteção para ajudar a aliviar a crise provocada pela COVID-19 . A gigante atlética fez parceria com a Carbon, a mesma empresa por trás de seus calçados impressos em 3D, para produzir protetores faciais impressos em 3D nas suas fábricas na Califórnia.

Actualmente, são produzidos mais de 18 mil protetores faciais por semana, que serão alocados para socorristas e profissionais de saúde em todo o mundo. As equipas estão a utilizar as estruturas de treliça impressas em 3D da Carbon, para criar os moldes inovadores, reduzindo o uso de material, aumentando os tempos de impressão e melhorando o conforto geral do produto.

A marca aumentou ainda mais seu contributo para a causa, abrindo os arquivos de impressão para toda a sua rede, ou seja, qualquer pessoa com a uma impressora Carbon e os materiais de produção adequados produzir os protetores faciais.

A Nike está a trabalhar com a Oregon Health & Science University para produzir protetores faciais para o pessoal médico, e já apresentou um dos seus produtos: protetores faciais e respiradores purificadores, criados com componentes originalmente destinados às suas linhas de calçados e vestuário. Peças como estofamento para ténis ou cordões para roupas foram reaproveitados. Também o material TPU das unidades exclusivas da marca Air agora foram usadas para criar viseiras e lentes.

“Sem proteção facial adequada, os profissionais de saúde correm um risco maior de contrair o vírus, o que poderia colocar uma pressão substancial sobre a força de trabalho da saúde nos próximos meses”, diz Miko Enomoto, MD, professor associado de anestesiologia e medicina perioperatória na Escola de Saúde Pública da OHSU. “As viseiras faciais ajudam a proteger os rostos dos profissionais de saúde e também a prolongar o comprimento que podemos usar com segurança uma máscara cirúrgica ou N95.”

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES