PUB
© Israel Campos | Instagram
© Israel Campos | Instagram

Angolano Israel Campos escolhido para integrar a BBC World Service

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Israel Campos é atualmente o jornalista de maior notoriedade em Angola, sobretudo no espectro internacional, e que acaba de conquistar mais um marco na sua jovem carreira jornalística. 

Com apenas 21 anos, Campos acaba de ser escolhido para integrar a BBC World Service, como colaborador, resultado do concurso “BBC Future Voice Scheme”, que contou com mais de 400 concorrentes. O programa oferece treinamento e oportunidade de trabalho a jornalistas bilíngues.

Focado na liberdade de expressão, direitos humanos e combate à injustiça social, Israel Campos carrega o jornalismo no sangue. Filho do jornalista Graça Campos, Israel começou a dar os primeiros passos no mundo da Comunicação Social quando tinha 13 anos, no programa Kaluanda Pio, Rádio Luanda. Passando por publicações como O País, Jovens da Banda, Ongoma News, atualmente o jornalista escreve para Maka Angola e Voice of America [VOA News].

O trabalho de Israel Campos é considerado irreverente, dentro do que é feito em Angola, mas sobretudo polémico. Em abril deste ano, o jornalista foi censurado e suspenso pela direcção da Rádio Nacional de Angola após a leitura de uma crónica do escritor Mweno Vunogue. Com o título “Chuvas em Luanda”, o texto revela as prioridades supérfluas de um executivo angolano incapaz de subvencionar as necessidades mais básicas da população. Israel acabou por ser excluído do cargo de apresentador do programa “Viva Noite” e “Kialumingo”, revoltando a opinião pública que considerou a sanção injusta.

Recentemente, o profissional da comunicação foi também laureado com o prémio EU GCCA + Youth Award for the best climate storytelling, para a África Austral/ India e Oceania, durante a COP26 em Glasgow; foi nomeado na categoria de Novato do Ano da Press Free Award da Free Press Unlimited, na Holanda.

Licenciado em Jornalismo, pela City University of London, Israel fez também uma formação intensiva sobre Jornalismo Investigativo, integrando o MasterClass do CIJ (Center for Investigative Journalism), da agência de comunicação Reuters, e com a orientação do famoso jornalista investigativo Stephen Grey.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Coleção Black Power II

16,90 

PUB