Procurar
Close this search box.

“Jamaika” em exibição no Cinema Ideal

Still filme Jamaika | DR
Still filme Jamaika | DR

À margem do doc.6 do DocLisboa, de 21 a 27 de abril, o Cinema Ideal, em Lisboa, vai acolher dois filmes que propõem uma leitura sobre migrações, fronteiras e as dificuldades inerentes a este processo.

Nós Viemos, do realizador português José Vieira, que traça o retrato da imigração em França nos anos 60 e nos dias de hoje. Um filme importantíssimo que, a partir da experiência pessoal de emigração por parte do realizador, nos anos 60, estabelece um diálogo entre as dificuldades sentidas pelos imigrantes portugueses e as que atravessam a atual vaga de migrantes, alguns dos quais vindos da África subsariana.

Em complemento, será ainda exibido Jamaika, filme de estreia do fotógrafo José Sarmento Matos, uma visão imersiva da realidade deste bairro nos arredores de Lisboa durante o período de confinamento, devido à pandemia Covid-19, onde a segregação e a falta de políticas públicas intensifica as fragilidades desta comunidade.

Foram os próprios moradores que, armados de câmaras de filmar, vestiram a pele de repórteres para registar a vivência e convivência no local. Kid Robinnrapper de quem já falámos várias vezes por aqui, é o autor da música que serve de banda sonora para o filme.

“Como fotógrafo documental e jornalista, decidi abordar este projeto de uma forma mais imersiva, não só para compreender melhor a realidade, mas também para expor à audiência uma perspetiva menos tradicional e mais íntima do que é viver num bairro como o Jamaica”, disse o fotojornalista e agora realizador, na altura do lançamento do filme.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES