A 18.ª edição dos BET Awards aconteceu nesta madrugada de 25, no Microsoft Thetaer, em Los Angeles. A gala realizada pelo canal Black Entertainment Television tem como principal objetivo homenagear o trabalho e conquistas da comunidade afro-americana na área do Entretenimento, durante o ano passado. O evento de 2018 marcou pela surpresa, com Mamoudou Gassama, o jovem maliano que, em Paris, escalou um prédio para salvar uma criança, a subir ao palco para ser honrado com um prémio entregue pelas mãos de John Legend.
Junto com Gassama, outros heróis do dia-a-dia também foram recompensados: James Shaw Jr., que havia desarmado o autor de um tiroteio num restaurante de fast food no Tennessee, EUA; Naomi Wadler, uma menina de 11 anos que ficou conhecida pelo seu vibrante discurso durante a “Marcha por Nossas Vidas contra as Armas de Fogo”; Anthony Borges, um estudante do ensino médio em Parkland, EUA, que foi baleado cinco vezes enquanto segurava no atirador para ajudar os seus colegas de escola a escapar da morte; Shaun King, um ativista por trás do movimento Black Lives Matter; e Justin Blackman, um adolescente que foi o único na sua escola a boicotar as aulas para exigir uma melhor luta contra as armas.
Humanitarian Heroes Acceptance Speech #betawardshttps://t.co/My7cbsbi0l
— #BETAwards (@BETAwards) 25 de junho de 2018
O anfitrião Jamie Foxx iniciou a gala a explicar aos espectadores que estava ali para comemorar. Foxx levou Michael B. Jordan, a estrela de Black Panther, para o palco e pediu-lhe para recitar a poderosa linha do filme “Enterra-me no oceano com os meus ancestrais que saltaram dos navios, porque eles sabiam que a morte era melhor que a servidão”.
Mais tarde, Foxx convidou Childish Gambino para se juntar a ele na sua música socialmente consciente “This Is America”.
Um momento pungente do show aconteceu quando Tyler Perry presenteou Anita Baker com o Lifetime Achievement Award, e Foxx cantou uma mistura dos seus maiores sucessos.
O rapper Meek Mill estreou um novo single desde que foi libertado da prisão, em abril, intitulado “Stay Woke”, que explora a desigualdade no sistema judiciário.
Um dos momentos hilariantes da noite foi a estreia em primeira mão de uma paródia com base na história de Wakanda.
Bruh, @IAmJamieFoxx brought Wanda to Wakanda 😂 Crying real tears rn. #BETAwardspic.twitter.com/imvyLsCHGH
— #BETAwards (@BETAwards) 25 de junho de 2018
Vê aqui todos os nomeados e respetivos vencedores da edição BET Awards deste ano:
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.