Procurar
Close this search box.

Absa faz ‘Soar a Música’ através do Xiquitsi

absa

A Temporada 2024 do projecto Xiquitsi decorreu de 1 a 3 de Maio, com um repertório onde o passado se tornou presente, com música clássica desde o período barroco ao séc. XX, interpretado por solistas moçambicanos e sul-africanos, bem como por alunos do projecto, que, juntos, elevaram a cultura nacional ao mais alto nível.

O projecto, fundado há 11 anos, apoiado pelo Absa Bank Moçambique, visa assegurar o desenvolvimento da cultura através da música clássica, para proporcionar oportunidades a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Inserido no âmbito da estratégia de cidadania do banco, o objectivo do Xiquitsi é a inserção social através do ensino colectivo de música. Na abertura da temporada, ouviu-se o português, o inglês, o francês, o italiano, o alemão e o changana, despertando a atenção e o ânimo do público apreciador de música clássica.

“Esta parceria alegra-nos e reforça o nosso compromisso com a promoção da arte, cultura e educação. O Xiquitsi é um pilar fundamental na divulgação da música e na promoção do talento moçambicano, levando-o além-fronteiras. Através das suas apresentações vibrantes e da dedicação dos seus músicos, o Xiquitsi inspira e conecta pessoas, criando uma ponte cultural entre Moçambique e o mundo. É uma excelente oportunidade de abrir possibilidades para pessoas que merecem brilhar e partilhar a sua arte com o mundo.” afirmou a directora de Marketing e Relações Corporativas, Tânia Oliveira.

“O apoio do Absa Bank Moçambique é fundamental para o Xiquitsi. O banco tem sido um parceiro extremamente importante e valioso, não só pelo apoio, mas também pelo interesse que tem demonstrado em acompanhar as nossas actividades e através da presença nos concertos. Sentimo-nos bastante acolhidos”, afirmou a directora-Executiva da Kulungwana, Henny Matos.

O Xiquitsi ambiciona levar o ensino da música para todo o País e isso já está a acontecer através do projecto Cantate, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

A parceria entre o Absa Bank Moçambique e a Kulungwana foi renovada, com o banco a assumir o compromisso de continuar a apoiar financeiramente este projecto que preconiza a inserção social de jovens através do ensino da música clássica.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES