Procurar
Close this search box.

Como é que o Dia dos Namorados se tornou numa marca?

Love

O Dia dos Namorados é celebrado em várias partes do mundo, como é sabido, a 14 de Fevereiro. Conhecido como Dia de São Valentim, a data é tradicionalmente celebrada com a troca de presentes, flores, doces e bilhetes de amor entre casais e entes queridos.

Contexto histórico do surgimento do dia dos Namorados

A história do Dia dos Namorados remonta ao século III quando o padre São Valentim realizou, na Roma antiga, várias cerimónias de casamento, contrariando as ordens do imperador da época, Cláudio II, que proibía o casamento de homens jovens, alegando que homens solteiros eram ideais para a formação de um poderoso exército.

Devido a esta prática desobediente, São Valentim foi preso e condenado à morte. Mas enquanto estava na prisão, apaixonou-se por uma jovem cega, filha de um carcereiro e que, milagrosamente, recuperou a sua visão. Antes da sua morte, São Valentim enviou uma carta à sua amada, sendo a sua última frase “De seu Valentim”. Esta atitude, e os seus feitos antes da prisão, originaram a prática de enviar bilhetes para a pessoa amada no dia 14 de Fevereiro.

Com a morte de São Valentim a 14 de Fevereiro, esta data passou a ser celebrada como o dia dos namorados, tendo sido instituída pelo papa Gelásio.

Como é que o dia dos namorados tornou-se numa marca?

De acordo com o site “BIG Think”, autores como Chaucer e Shakespeare popularizaram o Dia dos Namorados com as suas obras e contribuíram para a sua transformação num dia de união e doação de presentes.

Ao longo do tempo, os media comunicaram cada vez mais o Dia dos Namorados e as empresas começavam a vender doces e chocolates específicos, assim como postais.

O aumento contínuo da publicidade e do marketing no decorrer do séc. XX levou à propagação do Dia dos Namorados para a sua notoriedade actual.

O Dia dos Namorados é um dia para celebrar o amor mas tende a tornar-se cada vez mais um dia de comércio. É neste contexto que a data torna-se uma excelente oportunidade para as marcas anunciarem os seus produtos com a temática do amor e, através desta prática, conseguir resultados positivos como: aumento de vendas, atracção de novos clientes e até mesmo recuperação dos antigos.

Como as empresas podem tirar proveito desta data?

Marketeers e publicitários podem usar vários mecanismos com conteúdo à volta do Dia dos Namorados para manterem o envolvimento com o seu público. Entre os vários, podemos destacar os seguintes: elaboração de um plano estratégico; criação de campanhas interactivas; uso de UGC (conteúdo gerado pelo usuário); comunicação nas Redes Sociais; criação de campanhas temáticas e utilização de hastags do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é sobre o amor, mas não se restringe aos casais nem a empresas de venda de doces e flores. Para além de casais, há pessoas que usam este dia para demonstrar amor aos seus amigos e familiares, havendo quem ainda opte por celebrar o amor-próprio, o que permite que se promovam campanhas à volta do self care.

De um modo geral, conhecer o público e as suas preferências pode ser um bom pontapé de saída para quem pensa em desenvolver uma estratégia à volta do “mês ou dia do amor.” A partir daí, é implementar acções que apaixonem o seu público-alvo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES