Procurar
Close this search box.

Welket Bungué é um dos oradores da primeira edição do AfroBerlin

Welket Bungué
Foto: Kristin Bethge

O ator e cineasta Welket Bungué está pronto para subir ao palco na primeira edição do AfroBerlin, um evento dedicado a celebrar e explorar a riqueza do cinema africano e da sua diáspora. O festival, organizado em colaboração com o European Film Market (EFM) durante o Berlinale, promete uma plataforma dinâmica para os players da indústria e entusiastas do cinema.

A participação de Bungué destaca o compromisso do festival em destacar vozes influentes que moldam o cenário do cinema afrodescendente. Agendado para falar no sábado, 17 de fevereiro, às 9h30, Bungué contribuirá para o painel intitulado “Apresentando a Identidade Afropeana nos Filmes: Figuras Históricas e Expressão Contemporânea”, moderado por Carmen Thompson, curadora e produtora escocesa.

O cofundador da produtora KUSSA, possui um impressionante currículo que abrange tanto a atuação quanto a realização cinematográfica. Em 2023, Bungué atuou como embaixador da campanha Face to Face with German Films e o seus créditos como ator incluem mais de 40 filmes e séries, destacando-se ao lado de luminárias como Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart no filme de David Cronenberg “Crimes of the Future”, estreado no Festival de Cannes em 2022.

A atuação marcante de Bungué na adaptação de Burhan Qurbani de “Berlin Alexanderplatz” rendeu-lhe indicações para “Melhor Ator Principal” nos LOLA Awards da Academia Alemã de Cinema e o prestigiado Aluminum Horse Award de “Melhor Ator” no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo.

Para além da atuação, Bungué é um cineasta prolífico, com um repertório que inclui mais de 25 criações, incluindo curtas-metragens como “Calling Cabral”, “Mudança” e “I am Not Pilatus”. Em junho de 2022, adicionou o título de autor à sua lista de conquistas com o lançamento do seu ensaio autobiográfico, “Corpo Periférico”, explorando o conceito de cinema autorretratado.

O AfroBerlin, inserido na programação do Berlinale, representa uma plataforma vital para fomentar o diálogo e a colaboração dentro da comunidade cinematográfica africana. Com um elenco de palestrantes de renome, incluindo Mariëtte Rissenbeek, Diretora Executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim, e Aimée Umotomi, Produtora e Ex-Comissária de Cinema do Ruanda, o festival promete ser um núcleo de criatividade e inovação.

Ao conectar criativos, empresas e partes interessadas de todo o ecossistema cinematográfico, o AfroBerlin visa catalisar o crescimento e o reconhecimento contínuo do cinema africano e afrodescendente no palco global. A participação de Bungué serve como testemunho da missão do festival de celebrar a diversidade e amplificar as vozes sub-representadas no cenário cinematográfico.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES