PUB
Zenildo Guilherme | DR
Zenildo Guilherme | DR

Skater Zenildo Guilherme concorre por Angola para chegar às Olimpíadas

Os melhores skaters do mundo vão competir nos Mundiais Street 2022 e Park 2022, no Dubai, em janeiro e fevereiro, que vão servir de eliminatórias para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Entre eles estará Zenildo Guilherme, a representar Angola.

As competições ‘Road to Paris’ vão acontecer em Sharjah, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, seguindo-se o Park 2022 World Championships de 5 a 12 de fevereiro.

Serão mais de 450 skaters de todo o mundo a participar, incluindo todos os 12 vencedores de medalhas dos Jogos de Tóquio de 2020. A realização destas competições é inédita nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio.

Com o apoio oficial do governo angolano, Zenildo Guilherme torna-se assim no primeiro representante do país no mundo do skate, em competições internacionais. “Estou a ter ajuda do governo. Entrei para a seleção angolana, assinei contrato, ou seja, sou oficialmente um atleta angolano na modalidade de skateboarding“, disse à BANTUMEN.

A japonesa Momiji Nishiya, que ganhou a primeira medalha de ouro no skate feminino nas Olimpíadas de 2020, com apenas 13 anos, disse à imprensa internacional que “a popularidade do skate cresceu muito desde que foi introduzido nas Olimpíadas há alguns anos”.

Rayssa Leal, a skater brasileira de 15 anos com 6,4 milhões de seguidores no Instagram que conquistou a prata também nas Olimpíadas de 2020, disse: “Adoro ver como as pessoas são apaixonadas pelo skate e pela cultura em torno do nosso desporto. O Campeonato Mundial em Sharjah será muito bom. O talento vindo de todo o mundo para competir aqui é bem fora da escala. Quero estar melhor nas próximas Olimpíadas, então farei tudo o que puder em Sharjah para ter o melhor desempenho possível.”

Zenildo Guilherme trocou o futebol pelo skate aos nove anos e nunca mais largou o amor pelas tábuas. Em 2017, estivemos em entrevista com o jovem angolano residente em Portugal, para falar sobre esse amor, que o leva a trabalhar com várias marcas internacionais e que lhe deu a oportunidade de interagir com a pequena mas proeminente comunidade de skaters em Angola.

Zenildo – que também responde por Zé – chegou a Lisboa com três anos, com os pais e o irmão mais velho, vindos de Luanda.

Os quartos de final do evento Park acontecerão na sexta-feira, 3 de fevereiro, as semifinais no sábado, 4 de fevereiro, e a final no domingo, 5 de fevereiro. Os quartos de final do evento Street acontecerão na sexta-feira, 10 de fevereiro, as semifinais no sábado, 11 de fevereiro e a final no domingo, 12 de fevereiro. As eliminatórias para cada evento acontecerão durante a semana, com horários a serem divulgados brevemente.

Os ingressos para os eventos de classe mundial são gratuitos para o público, mas precisam ser pré-reservados aqui.

Os campeonatos de skate estão a ser co-organizados pela World Skate e pela Arada, desenvolvedora mestre dos Emirados Árabes Unidos, e destacam a posição de Sharjah como um novo centro regional para este desporto em rápida expansão.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB