Anika Tanya Maraj é Nicki Minaj, a “Anaconda” de que tanto se falou em 2015 e que vai estar em Luanda no próximo sábado.
É a mulher do momento e que muito tem feito babar os homens deste planeta (se houver homens noutros planetas… não duvidem que também babam por ela).
Com o ano quase a terminar, fazemos aqui uma retrospectiva da carreira da rapper de 33 anos, que nasceu em St. James, na República de Trinidad e Tobago e que cresceu em Queens, Nova Iorque.
https://www.youtube.com/watch?v=It1704QHNUg
Entre 2007 e 2009, Nicki lançou três mixtapes e assinou com Lil Wayne na label Young Money Entertainment.
Em 2008, a capa de Sucka Free é um remember de Hardcore de Lil Kim, de 1996, e que despertou as críticas entre as rappers.
O mundo do show bizz começou a olhar para Nicki depois de ter aparecido no vídeo de Yo Gotti, da música “5 Star”.
Em 2010, “Raining Men” de Rihanna teve a colaboração da rapper e levou a uma segunda participação em “Fly”, do álbum Pink Friday de Nicki.
Em 2010, os beefs entre Minaj e Lil Kim acentuam-se, depois da old school Lil Kim ter mandado umas farpas num concerto em Nova Iorque sobre a autora de “Anaconda”. Nicki respondeu durante um concerto com Drake.

Em Junho de 2014, pela 5ª vez consecutiva, Nicki vence o título de Melhor Artista Feminina de Hip Hop nos BET Awards, batendo o seu próprio record de artista com mais prémios consecutivos na categoria.

15 dias depois de ter sido lançado, o video de “Anaconda” bate a marca das 14.6 milhões de visualizações e torna-se no segundo vídeo mais visto no YouTube em 24 horas.
No mesmo ano, a Forbes coloca Nicki na 12ª posição da lista dos artistas de hip hop que mais dinheiro fizeram no ano, com 14 milhões de USD.
Em Novembro deste ano a rapper revelou que vai fazer parte da terceira sequela do filme de culto Barbershop com Common Sense e Tyga.
Nos Grammy Awards de 2016, a acontecer em Fevereiro, Nicki concorre em três categorias: Melhor Performance Rap, com “Truffle Butter“; Melhor Colaboração em”Only” e Melhor Álbum Rap com “The Pinkprint“.
O seu último vídeo a ser lançado foi The Night Is Still Young, há oito meses, e conta com mais de 80 milhões de visualizações.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.