PUB
Cabo Verde | @big_leo_s
Cabo Verde | @big_leo_s

Portugal, Brasil e EUA preparam-se para celebrar 47 anos de Cabo Verde livre

Aberta a época de celebração e de reflexão das Independências dos Países Africanos de língua Portuguesa – Moçambique foi o primeiro, a 25 de junho – é agora a vez da comunidade cabo-verdiana anunciar as atividades enquadradas no programa de comemoração dos 47 anos de liberdade do país.

No âmbito do Dia da Independência de Verde e do terceiro aniversário do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), a Federação das Organizações Cabo-verdeanas em Portugal convida o público em geral a assistir à apresentação da Orquestra Geração – Camerata de Loures. Evento acontece no dia 2 de julho, pelas 19h, no CCCV.

O projeto Geração nasceu no bairro da Boba (Concelho da Amadora) e acabou por transformar-se também numa orquestra, inspirada no Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. Este sistema visa essencialmente dar apoio social a crianças e jovens oriundos de bairros onde os recursos financeiros e sociais por parte das famílias são escassos.

As celebrações estendem-se ao estado de São Paulo, no Brasil, com a Agência Lusofônica a promover, no dia 9 de julho, uma festa na Casa de Portugal, na cidade de Santo André. O evento é organizado pela Associação Caboverdeana do Brasil, com o aval do Consulado. A associação esta última que existe de 1978 e foi fundada no país de Vera Cruz para manter e fomentar os costumes do arquipélago.

Nos EUA, a RI Cape Verdean Heritage organiza no próximo dia 10 de julho, em Rhode Island, a 47ª edição do festival que celebra a independência de Cabo Verde, avançou à Inforpress a presidente, Rosy Tavares. 

A organização já leva 46 anos a organizar este festival, considerado um dos “maiores festivais” realizados nos Estado Unidos, que aglomera mais de dez mil pessoas no India Point Park, em Rhode Island.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB