Procurar
Close this search box.

AIFA vai atribuir discos de Ouro e Platina aos artistas em Angola

Disco de Ouro

A Associação da Indústria Fonográfica e Videogramas de Angola (AIFA), que vai atribuir Discos de Ouro e Platina aos artistas e produtores angolanos, foi lançada oficialmente na passada quinta-feira, 7 de março, na sala de conferências do Palácio de Ferro, em Luanda. É a primeira organização em Angolacom o objetivo de defender os direitos dos produtores de fonogramas e videogramas.

Constituída a 4 de outubro de 2023, a AIFA é a entidade responsável pela gestão dos direitos dos produtores, fonogramas (álbuns musicais ou músicas) e videogramas (videoclipes), autores e visuais, controlando também a atribuição dos prémios de Discos de Ouro e Platina, até então, um sonho para os artistas angolanos.

A BANTUMEN teve a oportunidade de conversar por alguns minutos com o diretor da AIFA, Paulo Cassoma, que estava visivelmente feliz pelo lançamento da organização e considerou que o projeto é uma resposta natural ao desenvolvimento e crescimento da indústria e mercado de fonogramas em Angola.

Quanto à entrega dos Discos de Ouro e Platina, Paulo Cassoma explicou que há uma série de critérios que as produtoras e os artistas devem seguir, para o efeito. Primeiro, têm que estar associados à instituição, em seguida os artistas deverão registar as obras e só aí poderão fazer o pedido para a aquisição dos prémios. Este processo fará com que todas as obras reservadas e registadas venham a rentabilizar os titulares.

Para a certificação de um single com o Disco de Ouro, é necessário alcançar um dos seguintes critérios: 5.000 downloads ou 1.250.000 streams, ou uma combinação proporcional de ambos. Para obter o Disco de Platina, os requisitos dobram em relação aos do Ouro.

No que diz respeito aos álbuns, para serem certificados como Disco de Ouro, é preciso acumular mais de 18.750.000 streams. Para alcançar o nível de Platina, são necessários 37.500.000 streams.

O evento de apresentação da organização, contou com a presença de figuras emblemáticas do mercado musical angolano, como Big Nelo, OG Vuino, Daboless, Ready Neutro, o produtor musical Smash, entre outros.

O primeiro Disco de Ouro atribuído pela AIFA foi entregue ao produtor Davincy, pela música “Assuntos da Banda”, fruto de uma colaboração com a artista Ary.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES