Procurar
Close this search box.

Bala G, apesar das porradas da vida o foco é só um: vencer na música

Bala G
Fotografia | DR

Bala G, nome artístico de Davidson Monteiro, é um rapper cabo-verdiano, residente em Portugal, que está na luta da afirmação dentro do movimento hip hop tuga há mais de dez anos.

Nascido em São Vicente, Cabo Verde, em ’94, o artista mudou-se para Portugal em 2007 com um dos seus dez irmãos – Bala G é o mais novo. Apesar do interesse pela música ter despertado muito cedo, as oportunidades só lhe apareceram em Portugal, quando gravou pela primeira vez, em 2011.

O seu percurso é semelhante ao de muitos outros, em que as primeiras gravações acontecerem em casa, com dois telemóveis Nokia. Foi entretanto quando mudou-se com a sua mãe e o irmão para o Alto da Loba, em Paço de arcos, que conheceu duas pessoas da área da música, o Luís Mano e o Luís Chotta, e materializou então o seu primeiro single, juntamente com outro rapper cabo-verdiano. Depois disso, começaram a aparecer oportunidades e Bala G tem vindo a lançar novos projetos ano após ano, com Golden Dream (grupo de quatro artistas também de Cabo Verde) na back.

O estilo que mais o identifica é inquestionavelmente o boom bap, mas no novo EP, que está a preparar para lançar no próximo mês de julho, viaja pelas sonoridades do drill, adaptando-se assim a um dos sub-géneros mais populares do movimento hip hop na atualidade.

Divergente vai ter seis músicas e é o resultado de muita perseverança. “Bati muito com a cabeça atrás do tempo certo, do flow perfeito”, explica-nos. “Mais que uma experiência, foi um aprendizado do primeiro verso ao último e mesmo sendo um trabalho a solo. É um EP pequeno mas cada música traz um feeling diferente”, daí o título Divergente, continuou Bala G.

O seu maior objetivo nesta caminha artística é dar a conhecer às pessoas quem é o Bala G, “sem pisar em ninguém, grão a grão até chegar ao destino”.

Para conheceres melhor este rapper, de quem provavelmente ainda vais ouvir falar muito, tens de ver o vídeo da entrevista exclusiva para a BANTUMEN, abaixo.

Nessa entrevista, Bala G explica o seu percurso, foco, como NGA, da Força Suprema, o inspira e impulsiona o seu trabalho, e o que pretende com o novo EP Divergente.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected].

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES