Cabo Verde voltou a somar mais uma vitória na sua caminhada no apuramento inédito para o Campeonato Mundial de 2018, na Rússia. O resultado final foi de 2-1 para os azuis que derrotaram a África do Sul, numa partida a contar para o grupo D da qualificação.
Depois da vitória (2-1) de sexta-feira na cidade da Praia, a selecção cabo-verdiana entrou em campo a precisar da conquista dos três pontos para manter viva a esperança de estar pela primeira vez numa fase final de um mundial. Apesar da necessidade de fazer golos, a primeira parte entre as duas seleções terminou empatada a zero.
No balneário a conversa foi com certeza inspiradora e no regresso ao relvado, pouco depois do início da segunda parte, Garry Rodrigues, na marcação de um livre directo, abriu o marcador aos 52 minutos a favor dos tubarões azuis. 15 minutos mais tarde, o mesmo protagonista assinalou o segundo golo da conta pessoal e o segundo da selecção cabo-verdiana.
Aos 89 minutos, Andile Jali ainda reduziu para 2-1 o resultado final mas sem uma maior resposta por parte da África do Sul. Esta foi uma vitória inédita uma vez que Cabo-Verde nunca tinha vencido a selecção Sul-Africana. Os azuis passaram assim provisoriamente a ser líderes do grupo D, com seis pontos, enquanto a África do Sul ficou com os mesmos quatro.
A fase de apuramento joga-se em formato de campeonato, tem duas voltas e decorre até final de novembro. Os primeiros classificados de cada grupo (5), no continente africano, apura-se directamente para o Mundial 2018.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.