A empresária e autora moçambicana Tânia Tomé e a dupla de cantores Calema são os cabeças de cartaz da primeira edição da YouthConnekt em São Tomé e Príncipe. O evento quer empoderar a juventude do país através de debates, networking, exposição de produtos e momentos de inspiração e motivação.
A 20 e 21 de abril, a capital insular banhada pelo Atlântico vai acolher no Palácio dos Congressos a primeira grande conferência que coloca o futuro da juventude são-tomense em destaque. O evento é uma organização do Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, encabeçado por Vinício Pina, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de São Tomé e Príncipe.
Nesta primeira edição, os Calema, estrelas maiores do país a nível internacional, e Tânia Tomé, reconhecida autora e empresária moçambicana da área de negócios e finanças, foram os embaixadores escolhidos para dar a cara pelo evento. De sublinhar que Tomé é igualmente embaixadora do Empreendedorismo Social em São Tomé e Príncipe, numa iniciativa do PNUD, desde 2019.
Nos dois dias da YouthConnekt vai ser possível debater e refletir sobre liderança, juventude e empreendedorismo social. A cerimónia de abertura será presidida pelo primeiro-ministro são-tomense Jorge Bom Jesus, e contará também com a presença dos ministros e secretários de Estado para a Juventude e Empreeendedorismo de Cabo Verde e Angola, bem como representantes das agências da Nações Unidas como PNUD, Unicef, entre outras.
YouthConnekt Africa (YCA) é uma plataforma panafricana que pretende interligar e capacitar a juventude africana para fomentar a transformação socio-económica do continente.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.