Procurar
Close this search box.

Profissionais da indústria criativa africana no Sound Connects em Maputo

Conferência Sound Connects

Profissionais da cultura e criativos da África Austral estão em Maputo para a Conferência Sound Connects (SCF). O evento terá a duração de três dias, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, na Galeria do Porto de Maputo. Especialistas de diferentes setores da indústria criativa, bem como de financiadores internacionais e todas as partes interessadas regionais estarão presentes na conferência, assim como organizações que tenham implementado projectos culturais financiados pelo Sound Connects Fund.

Para Evaro Abreu, Gestor Cultural do 16 Neto, que recebeu um financiamento em abril 2023 trata-se de uma óptima oportunidade para poder trocar experiências e construir possíveis colaborações, mas é também um reencontro dos criativos desta região. “No nosso caso específico, o projecto Maputo Fast Forward, que é a plataforma internacional da 16Neto, permite-nos criar ligações com programas de pesquisa, com outros festivais e programas de residências artísticas, e ajuda a fazer de Moçambique um ator intelectual e cultural importante na cena regional e global”.

Implementado pela Music In Africa Foundation e pelo Goethe-Institut com financiamento do Programa Cultura ACP-UE, um projeto implementado pela Organização dos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (OACPS) e financiado pela União Europeia (UE). Este ano, o ACP-UE estará presente na conferência, dando aos bolseiros a oportunidade de participarem de forma mais próxima e direta. O SCF é uma iniciativa fundada para apoiar as Industrias Culturais e Criativas (ICC) na África Austral e no continente em geral, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e aumentar a capacidade dos sectores culturais e criativos no continente, é importante profissionalizar o sector de

O SCF é uma iniciativa fundada para apoiar as Industrias Culturais e Criativas (ICC) na África Austral e no continente em geral, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e aumentar a capacidade dos sectores culturais e criativos no continente, é importante profissionalizar o sector desta forma, dado que as artes são um dos principais geradores de receitas em África.

Entre 2021 e 2023, o SCF concedeu mais de 2,8 milhões de euros a 36 organizações em Angola, Botswana, eSwatini, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué. O financiamento do SCF permitiu a criação e a execução bem sucedida de diversos projetos de desenvolvimento em sectores como a música, o teatro, as artes visuais, os jogos, a animação e a moda, todos ligados pelo som. No âmbito do projeto, o SCF ofereceu também um sólido programa de reforço das capacidades a todos os beneficiários e recolheu ensinamentos e informações úteis de diferentes países.

“Acredito no poder das indústria criativa africana e na forca das conexões. Trata-se de um momento inspiracional para Moçambique e fazer parte deste evento é super excitante”, explica Filipa Mondlane, profissional de música, DJ e promotora de eventos.

“A Sound Connect Foundation tem apoiado em Moçambique diversos projetos ligados as indústrias culturais e criativas, pela primeira vez estamos reunidos e super felizes por estar em Maputo. Vamos juntos criar sinergias para fazer crescer a indústria criativa em Africa. Nossa missão é partilhar, conhecer, conectar pessoas de Moçambique e do mundo. Tragam ideias e vamos juntos fazer a conexão acontecer”, concluiu Eddie Hatitye Diretor do Music in Africa.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES