PUB
Digital.AO
© Adi Goldstein / Unsplash

Digital.AO, Angola tem novo centro tecnológico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Luanda acaba de receber uma infra-estrutura que vai ajudar a Luanda acaba de receber uma infra-estrutura que vai ajudar a atender as necessidades tecnológicas juvenis e a desenvolver novos quadros. O Digital.AO teve o seu edifício inaugurado na última terça-feira, pelo Presidente da República João Lourenço, na companhia do ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

O projeto do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social tem como intuito aumentar e promover a inserção da população angolana dentro do mercado digital.

“[Digital.AO] representa a oportunidade de formação para que [os jovens] possam mais facilmente serem absorvidos pelo mercado de trabalho mas, sobretudo, a oportunidade para a partir daqui poderem desenvolver os próprios negócios, serem independentes e não ficarem a espera de um empregador”, disse João Loureço à imprensa.

Apesar de este não ser o primeiro projeto do género, existe um outro centro no Uíge, Norte do país, de menor dimensão. “Vamos procurar localizar novos projetos idênticos em outros lugares do país. É evidente que não podemos pôr um em cada província mas podemos colocar por regiões, por forma a facilitar a deslocação dos jovens em distâncias mais curtas para poderem beneficiar, por igual, das mesmas oportunidades”, declarou ainda João Lourenço.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social disse ainda que a estrutura está munida de equipamentos tecnológicos de informação e telecomunicações, capazes de atender as necessidades da sociedade.

“O espaço que hoje apresentamos não nasce isoladamente, mas é parte da estratégia para a massificação e inclusão digital de médio e longo prazos em todo o território nacional, envolvendo vários setores e personalidades da sociedade, onde diversos programas e projetos estão a gerar mais valorização das TIC, aumento da literacia digital e tecnológica, melhoria da qualificação profissional, aumento da competitividade empresarial e oferta melhorada de produtos e serviços eletrónicos”, disse.

O edifício do Digital.AO está localizado na distrito do Rangel, em Luanda, é composto por três edifícios com vários compartimentos que se dividem em laboratórios, salas de reuniões, vídeoconferência, formação, treinamento, capacitação e certificação internacional, seis salas para startups com a capacidade de reunir cerca de 25 empreendedores, 12 espaços com várias funcionalidades para co-working.

Os serviços da Digital começam por destacar o registo de domínios, fábrica de software, correio de e-mail corporativo, mentoria e acompanhamento de startups, hospedagem, entre outros.

O edifício da Digital.AO teve um orçamento de 1,3 mil milhões de kwanzas (cerca de dois milhões de euros).

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

Daniel Ngonjo 24 de Janeiro, 2022
| |

Boa tarde eu sou o Daniel Ngonjo 
trabalho muito com teclogia 
gostaria fazer uma apresentação de vários projectos tecnológicos 

Artigos Relacionados

PUB