Procurar
Close this search box.

Popular no Brasil, O Manze é o 2.º angolano com mais seguidores no Youtube

O Manze

Com apenas 21 anos, o luandense Zenilde Bento é conhecido online por O Manze (lê-se Man Zé) e está a viver o sonho dos produtores de conteúdos digital. Acabou de receber a placa de ouro do YouTube, que representa um milhão de subscritores. O feito aconteceu depois de em agosto ter recebido a placa de prata por ter atingido 100 mil subscritores (na altura, o produtor de conteúdo já tinha alcançado 500 mil). Atualmente, O Manze é o segundo youtuber angolano com mais subscritores na plataforma de vídeos, logo a seguir a Batista Miranda que tem um avanço de apenas 100 mil (total 1 milhão e 300 mil).

A sua aventura no mundo da criação de conteúdo humorístico para as redes sociais teve início em 2018, depois de visitar um amigo que apresentou-lhe um programa de edição de vídeos. Embora inicialmente não quisesse, gravaram um vídeo engraçado que foi publicado nas suas redes sociais. O feedback positivo que obteve levou Zenilde a dar continuar com as gravações, inspirando-se nas séries norte-americanas “Todos Contra Chris” (Todo o Mundo Odeia o Chris”, no Brasil) e “Scar Movie”, bem como nos youtubers Whinderson Nunes, Filipe Neto, Jonh Vlog e no grupo humorístico angolano Tuneza. Graças a este trabalho, em 2022, participou via Skype na rubrica “Famosos da Internet”, do Programa da Eliana, no canal brasileiro SBT.

Em entrevista à BANTUMEN, O Manze contou que fez o seu primeiro vídeo com muitas dificuldades devido ao equipamento que utilizava. “Na altura, usava um telemóvel com pouca qualidade e que só permanecia ligado se estivesse a carregar ou com uma bateria externa. Na altura da edição, o telemóvel bloqueava e ficava mais de 30 minutos inativo, mas ainda assim não desisti”, partilhou. “Tudo o que sou hoje, sonhei quando era mais novo, então sou alguém persistente, resiliente e disciplinado naquilo em que acredito”, afirma.

Para se tornar reconhecido no mercado, optou por promover músicas de artistas conceituados em vídeos engraçados, o que levou alguns deles a reagirem e a interagirem consigo. No entanto, identificou-se mais com os vídeos engraçados a cantar, que mais rapidamente proporcionaram-lhe visibilidade. Tendo encontrado esta fórmula, não parou e continua até hoje.

Embora as placas do YouTube não representem um valor monetário, para todo o criador de conteúdo no YouTube, elas simbolizam reconhecimento. “As melhores conquistas que já tive na minha carreira foram ganhar estas placas que muitas pessoas sonham ter. Significam a certeza de que posso conquistar tudo aquilo que quiser”, explicou.

“Sinto-me muito orgulhoso por ser o primeiro angolano a trazer uma placa de ouro para Angola. Isso, certamente, motiva-me a alcançar outros objetivos”, afirmou visivelmente feliz por ter reconhecimento internacional e estar na segunda posição dos angolanos com mais seguidores no YouTube foi a maior conquista que obteve.

À conquista do Brasil

Ganhar notoriedade no mercado brasileiro, para o humorista também é uma oportunidade que o faz olhar com expectativa para outros criadores de conteúdos digitais angolanos, para que estes também possam expandir cada vez mais a cultura angolana noutros mercados.

As estatísticas da plataforma mostram-lhe que tem mais fãs no Brasil do que em Angola. “Sinto que tenho mais reconhecimento no Brasil e em Portugal do que propriamente em Angola, porque entrei facilmente nesses mercados”, referiu.

Estes dados levam-no a ponderar uma viagem ao Brasil e a Portugal, com o objetivo de divulgar a cultura angolana no exterior. “Como youtuber, o meu maior objetivo é continuar a crescer e a difundir a cultura angolana pelo mundo fora, e viajar para o Brasil, onde tenho 90% dos meus fãs, e para Portugal, onde tenho 7%”, perspetivou.

Questionado sobre como se vê no futuro, respondeu: “Não me vejo no futuro. Para mim, o meu presente é resultado do meu esforço, então, desde que me mantenha disciplinado, o crescimento seguir-me-á”, afirmou. Para este 2024, O Manze garantiu que vai dar o seu melhor para apresentar aos fãs mais trabalhos com qualidade, procurando criatividade e inovação, com a promessa de possivelmente apresentar o filme da sua personagem “Pequena Dora”. Esta personagem é usada por ele para descrever, de forma humorística, algumas situações das relações sociais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES