Procurar
Close this search box.

Angola já tem um gin nacional premium, o “Axi Lwanda”, e Bruno Pina é o criador

Bruno Pina, Axi Lwanda Gin | DR
Bruno Pina, Axi Lwanda Gin | DR

Bruno Bastos de Pina, jovem de 38 anos, casado e pai de 3 filhos, é um empreendedor nato e um dos nomes por trás gin do Axi Lwanda. Possui um bacharelato em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, Brasil. Natural de Luanda, divide-se entre Angola e as terras de Cesária Évora, Cabo Verde, onde cresceu e viveu durante 19 anos na Ilha de Santiago, na Cidade da Praia.

Em 2008, após a sua formação em Turismo, regressou definitivamente para Angola. Desde então, tem estado envolvido nos negócios da família, que incluem dois dos restaurantes mais populares (e familiares) de Luanda, o Quintal da Tia Guida e 1 & 2.

Fascinado pelo design de garrafas, pelos rótulos e sabores, em 2014, Bruno conheceu um “madjié da Escócia”, detentor de conhecimento e alguma experiência na indústria. Aprofundaram a relação e os interesses, originando o projeto do Gin Kianda, o auto intitulado primeiro Gin Premium Angolano.

Perto de completar uma década no setor das bebidas, Bruno mantém um olhar visionário para o mercado. “Se considerarmos o mercado Sul-Africano como referência, existem centenas de marcas locais. O mercado Angolano está muito focado na importação de bebidas alcoólicas, o desafio é mudar isso. É uma oportunidade para produzir bebidas alcoólicas de qualidade superior em Angola e promover a cultura do consumo de produtos ‘made in Angola‘”, sublinha.

Assim, nasceu a marca Axi Lwanda, que não se limita a ser apenas mais um gin com uma garrafa bonita. Representa tradição, cultura e a identidade do pescador, do nativo da Ilha do Cabo e do Homem do Mar. Cada gota é produzida com rigor e elevados padrões de qualidade, na destilaria localizada na Ilha do Cabo, ao som das ondas do mar. O seu método de produção e a complexidade das receitas distinguem-no dos demais gins, sempre com a ideia de ter uma “forte identidade local”.

Com um sabor atrativo, equilibrado e diferenciado, o Axi Lwanda é a companhia ideal para celebrar conquistas, partilhar com amigos e familiares ou apreciar um pôr do sol num domingo. Atualmente, além de Angola, já é possível adquirir uma garrafa de Axi Lwanda na Alemanha e em Portugal.

Bruno tem grandes aspirações para o futuro do seu Axi Lwanda. Dentro de cinco anos, ambiciona que este se torne a escolha predominante em Angola sempre que alguém pedir um Gin. Com determinação, almeja estabelecer parcerias estratégicas no setor para ampliar o reconhecimento da marca, não só em África, mas também a nível global. Vê esta oportunidade como uma forma de promover o país, mostrando o que Angola tem de melhor.

A visão para a empresa nos próximos anos é de crescimento e expansão, tanto a nível nacional, pretendendo estar presente em todo o mercado, como no desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

Bruno reconhece a estreita ligação entre o gin e a música, desde os momentos descontraídos em festas de quintal até aos palcos dos maiores festivais internacionais de música eletrónica. Em vez de se associar a esses grandes eventos internacionais, ele planeia criar os seus próprios, onde artistas nacionais e internacionais terão destaque.

Para aqueles que almejam ingressar no mercado das bebidas alcoólicas, especialmente no segmento do gin, Bruno realça a importância de trazer ideias e produtos que sejam genuinamente inovadores e cativantes.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES