Procurar
Close this search box.

GLDN GRID criou série de sets visuais com os melhores DJs lusófonos da música africana eletrónica

GLDN GRIND criou série de sets visuais com os melhores DJs lusófonos da música afro-eletrónica
GLDN GRIND criou série de sets visuais com os melhores DJs lusófonos da música afro-eletrónica | DR

Há cerca de um ano e meio, o mundo emergiu num entretempo suspenso da nossa timeline de vida, apoderado pelo medo, insegurança e perspetivas de um futuro incerto. Para a maioria, durante meses, as paredes de nossas casas foram o centro do conforto da proteção contra um vírus potencialmente mortal e o desconforto de uma vida vazia de contacto humano, longe das distrações mundanas a que estamos habituados. Valeu-nos a Internet para nos aproximarmos uns dos outros e os artistas e entertainers, que através das redes sociais, ajudaram a aligeirar o enclausuramento.

Para o norte-americano Hameed, também conhecido como Meedy, fundador do projeto GLDN GRID, ligado à produção de eventos e consultoria criativa no universo da música eletrónica, a possibilidade de naquela altura viajar para a Europa acabou por tornar-se numa espécie de escapatória temporária à realidade – apesar do confinamento – e na oportunidade de criar um evento ímpar.

Depois de vários anos de experiência na realização de eventos, gestão de artistas e produção musical, Hameed criou em parceria com a Audiomack (plataforma de streeming de áudio) uma série de vídeo e audio sets com vários DJs lusófonos, em diferentes rooftops, com a capital lisboeta como pano de fundo.

“Com a pandemia e a paragem de eventos, senti-me perdido, tal como muitos da indústria [artística]. Inicialmente, planeávamos gravar uma série de DJ sets nos Estados Unidos. A minha noiva estava a viver na Alemanha na altura e estava a preparar-me para a visitar. Assim que percebi que podia viajar sem restrições para a Europa, o cérebro explodiu com ideias e foi quando contactei o Boddhi Satva”, explica-nos o idealizador da série Lisboa.

DJ Satélite, Shaka Lion, Vanyfox, Boddhi Satva, DJEFF, DJ Nigga Fox, Studio Bros, Danifox e Pedro Da Linha são os protagonistas da iniciativa. Impulsionadores da música electrónica, sobretudo da de inspiração africana, os artistas atuaram no Chiado e no Village Underground. A gravação dos primeiros episódios no Chiado captou a atenção da plataforma Audiomack, que decidiu dar continuidade à série com uma segunda ronda, desta vez no peculiar espaço lisboeta dedicado à arte e cultura de rua.

“Esta experiência deu-me a oportunidade de trabalhar com artistas de quem já gostava como Danifox, Nigga Fox e os Studio Bros”, sublinhou o Norte-Americano fundador da GLDN GRIND.

A escolha dos nomes para o cartaz não poderia ter sido diferente porque Hameed “quis trabalhar com artistas de música eletrónica afrocentrada e descobrir novos sons”, explicou-nos. O Audiomack estava a bordo com a direção e liguei para o Boddhi, que começou a indicar outros artistas em Lisboa, o que me levou a cair ‘na toca’ de algumas das músicas mais especiais que já ouvi”, continuou o produtor do evento.

Com os vídeos e áudios disponíveis online e, considerando o positivo feedback do público, o próximo passo será dar vida a eventos físicos com estes mesmos artistas. “Estamos também a começar a trabalhar diretamente com mais coletivos e produtoras de música afrocentrada e eletrónica afrofuturista para prestar consultoria em áreas que precisam crescer”.

Desta primeira iniciativa, Hameed da GLDN GRIND sublinha a inesperada possibilidade de “produzir algo do género, em plena pandemia, e criar ligações com criadores tão apaixonados”. “Saí de Portugal mais inspirado, como há muito não me sentia”, finalizou.

Todos os sets estão disponíveis para visualização e audição no YouTube e as playlists estão no Spotify. Os links podem ser acedidos através desta linktree.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES