O filme São Jorge, de Marco Martins, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, revelou a Academia Portuguesa de Cinema.
Além da candidatura aos prémios norte-americanos de cinema, a Academia submeteu ainda a longa-metragem de Marco Martins ao prémio de Melhor Filme Ibero-americano nos Prémios Goya, de Espanha.
Estreado nos cinemas portugueses em Março passado, “São Jorge” conta a história de Jorge, um pugilista, desempregado, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis para pagar as suas próprias dívidas e para tentar que a mulher e o filho não emigrem.
O filme conta com actores profissionais como Nuno Lopes, José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também não-actores, a quem é dada voz para falar sobre crise, desemprego e falta de dinheiro.
Antes de chegar aos cinemas portugueses, o filme teve estreia mundial no verão de 2016 no Festival de Cinema de Veneza, onde Nuno Lopes foi distinguido como melhor actor.
“O filme é sobre uma realidade que toda a gente conhece. Não há ninguém que não tenha um familiar que tenha emigrado por causa da crise ou tenha sido despedido. Toda gente sabe do que é que estamos a falar e depois é sobre uma história universal de amor de um pai por um filho”, disse Nuno Lopes em entrevista à agência Lusa quando o filme se estreou nos cinemas.
Marco Martins explicou na altura que quis fazer “um documentário mascarado de ficção”, a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e sobre os efeitos da crise económica em Portugal.
A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 4 de Março de 2018 enquanto a dos Goya realiza-se a 3 de Fevereiro.
[mc4wp_form id=”24174â€]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.