Procurar
Close this search box.

Ilha dos Negros, uma visita guiada celebra a herança Africana no Vale do Sado

caminhada

Com organização da Associação Batoto Yetu Portugal, este sábado, 23 de março, e também no dia 4 de maio, os amantes de História e da natureza terão a oportunidade de participar numa visita guiada de autocarro e caminhada pelos espaços naturais do Vale do Sado (Portugal), numa jornada em memória e tributo aos povos africanos que influenciaram profundamente a região.

O Vale do Sado é uma área profundamente enraizada na história, com uma ancestral presença de diversos povos africanos ao longo dos séculos. Desde os egípcios e fenícios até aos mouros e pessoas escravizadas de regiões como a Guiné e Angola, esta zona testemunhou e preservou a memória dessas influências através de sua genética, gastronomia, arquitetura e toponímia.

A visita é acompanhada pelos livros técnicos promovidos pela associação e realizados por vários escritores e historiadores como António Chainho, e Isabel Castro Henriques.

Além disso, a caminhada pelos espaços naturais do Vale do Sado oferece uma oportunidade única de contato com os quatro elementos da natureza – fogo, ar, água e terra – numa experiência espiritual que ecoa as primeiras migrações humanas “Out of Africa”. Esta jornada também destaca as tradições históricas de celebração desses elementos, presentes nas igrejas, ermidas e concheiros locais.

A caminhada, com um custo de 40 euros por pessoa (gratuito para dirigentes associativos de Lisboa, Oeiras e Grândola), terá um máximo de 12 km num percurso acessível mas físico, dificuldade média. A atividade inclui refeição completa no final da caminhada.

O passeio tem partida de autocarro marcada para as 7h00 no Pavilhão Carlos Lopes; acima da estação de metro Parque e na Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa. O regresso está previsto para as 17h30, no mesmo local de partida. Uma oportunidade imperdível para explorar a história e a natureza enquanto se homenageiam os legados africanos que moldaram a região do Vale do Sado.

A inscrição deve ser efetuada através de pagamento por transferência bancária para IBAN: PT50 0033 0000 00046237854 35 e envio de comprovativo para [email protected].

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES