Procurar
Close this search box.

Kaya Cards, a história de Moçambique contada num baralho de cartas

Illan Jamal com a Kaya Cards / Foto: Lauro Munguambe
Illan Jamal com a Kaya Cards / Foto: Lauro Munguambe

O artista Lauro Muguambe, oriundo de Maputo, Moçambique, apresenta ao mundo o primeiro baralho de cartas inteiramente moçambicano, denominado “Kaya”, que se traduz como casa em diversas línguas Bantu, predominantes no sul de Moçambique e além. Este projeto inédito visa celebrar e perpetuar o patrimônio cultural moçambicano, abrangendo desde os períodos da colonização até à conquista da independência, mantendo-se fiel ao design clássico das cartas de jogar, mas com um toque distintamente moçambicano nos seus elementos gráficos.

Muguambe, nascido em 1993 e crescido na área suburbana de Matola, é um artista com uma carreira pautada pela autodidaxia e experimentação, transitando entre a música, artes visuais, design de moda, fotografia, design gráfico e ilustração. Com o lançamento deste baralho, ele aspira a divulgar a riqueza da tradição moçambicana, que ele descreve como um “processo em permanente metamorfose”, sublinhando a dinâmica constante da cultura.

Cada carta no baralho “Kaya” é rica em simbolismo, representando aspectos fundamentais da vida e da história moçambicana: o amor, visto como a capacidade de empatia e acolhimento, é simbolizado pelos corações; a riqueza, entendida como as valiosas relações humanas, é representada pelo ouro; a exuberante natureza do país é capturada nas flores; a defesa dos valores e da identidade cultural moçambicana é ilustrada pelas espadas; enquanto reis e rainhas evocam figuras marcantes da luta pela independência e o papel vital da mulher na sociedade.

Além de homenagear a história moçambicana, Muguambe utiliza este baralho como uma plataforma para levar a cultura de seu país para um público mais amplo, desejando que a “Kaya” seja uma expressão de acolhimento e partilha cultural. Sua trajetória, desde os primeiros passos na moda com a criação da TRILLMOZ em 2012 até o desenvolvimento deste baralho, reflete um compromisso contínuo com a inovação e a expressão artística.

  • Espada - Defesa, estamos a olhar para a necessidade de preservação dos nossos valores culturais, da diversidade que nos caracteriza, da nossa identidade, rituais e personagens protagonistas da nossa história de bravuras e fraquezas, de derrotas, vitórias e empates.
  • Paus - Natureza é o meio à nossa volta, são os verdes campos, as aves, os pássaros, o mar do Indico que nos banha a costa, a terra onde buscamos os nossos medicamentos e que acolhe os nossos antepassados, onde dançamos e celebramos o dom da vida.
  • Ouro - A Riqueza, neste baralho, é referente a possibilidade de ter essas pessoas ao nosso redor que têm no amor um estilo de vida, um amparo, um ombro, colo para chorar as nossas dores e uma capulana para nos enxugar as lágrimas.
  • Rei - Simboliza o reinado ou melhor a etapa dos grandes nomes na revolução histórica até a nossa independência.
  • Ouro - A Riqueza, neste baralho, é referente a possibilidade de ter essas pessoas ao nosso redor que tem no amor um estilo de vida, um amparo, um ombro, colo para chorar as nossas dores e uma capulana para nos enxugar as lágrimas.
  • Rainha - É a mulher da qual brota a vida, através da qual perpetua-se a existência humana, é como a terra que possibilita que haja plantas, oxigênio. É o ser sensível que contribui na sociedade com o amor de mãe.
  • Valete – O mundo folclórico ou mais a diversidade jovenil onde interliga o cotidiano passado com o presente
  • Ás - Designado como as riquezas Naturais africanas - Africanas

Podes saber mais sobre a Kaya Cards, aqui.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES