PUB
LUGAR DE FALA D’ELA

Lugar de fala D’ELA traz Winnie Mandela para a estreia da 2ª temporada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Já está disponível o primeiro episódio da segunda temporada de Lugar de fala D’ELA. dirigido pela dupla Ela, de Hitila Vanice e Sankofa Umbi Umbi, artistas angolanas de spoken word. Neste primeiro episódio, o tema central é a vida e obra de Winnie Mandela, uma ativista e política sul-africana e a segunda esposa de Nelson Mandela.

A segunda temporada do podcast Lugar de fala D’ELA é uma homenagem a mulheres africanas que tiveram um papel relevante na luta pela independência dos seus países e no seu respetivo desenvolvimento, visto que “pouco se fala sobre essas mulheres e de como foram peças chaves dentro dos movimentos de libertação e posteriormente no desenvolvimento socioeconómico das suas comunidades”.

Este especial “Heroínas” é uma forma de agradecimento e de contribuição para que os seus nomes não sejam apagados da história. “É necessário que se fale sobre mulheres e suas lutas para se poder empoderar outras mulheres e termos como referência mulheres reais e com grande relação de proximidade com as nossas comunidades. Sabemos que em dez episódios não é possível falar de todas mas é também uma homenagem àquelas cujos seus nomes nunca foram ditos”, disseram as artistas à BANTUMEN.

Winnie foi membro do parlamento sul-africano de 1994 a 2003, e de 2009 até à sua morte – 2018 – e foi vice-ministra da pasta das Artes e Cultura de 1994 a 1996, além de ser membro do partido Congresso Nacional Africano (ANC) chefiou a Liga das Mulheres. Winnie era conhecida pelos seus apoiantes como a “Mãe da Nação”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

WP Post Author

PUB