Procurar
Close this search box.

#escolhasquemarcam: 3 livros de Cátia de Sousa, Directora Geral da Create Moçambique

O que estará na mesa de cabeceira de Cátia de Sousa, a Directora Geral da agência de publicidade moçambicana Create Moçambique? Psicóloga de formação, a profissional trabalha há mais de 20 anos na área do Marketing e da Publicidade e há já 5 anos que lidera tanto a equipa da Dentsu Mozambique como da Create Moçambique. Com dinamismo, liderança corporativa e mais recentemente com várias premiações, Cátia de Sousa conta-nos quais é que são os seus livros preferidos.

Many Lives, Many Masters, Dr Brian Weiss

A verdadeira história de um proeminente psiquiatra, do seu jovem paciente e a terapia de vidas passadas que mudou a vida de ambos.

O livro conta a relação entre o psiquiatra Brian Weiss e de Catherine, uma jovem de 27 anos que sofria de ansiedade, depressão, ataques de pânico e fobias. Este livro conta a história do tratamento bem-sucedido de Catherine e como seu caso foi uma contribuição vital para o trabalho do Dr. Weiss.

Quando os seus métodos tradicionais de terapia falharam, o Dr. Weiss recorreu à hipnose e surpreendeu-se quando Catherine começou a recordar traumas de vidas passadas que pareciam ser a chave para os seus problemas.


Where the Crawdads sing, de Delia Owens
Fenómeno editorial, com mais de 2 milhões de cópias vendidas.

O livro conta a história sobre os boatos de Kya Clark, a “Menina do Brejo”, em Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos pensam ou dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu sozinha, durante muitos anos, no pântano a que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.

Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com a sua beleza selvagem, Kya permite-se experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.

Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.

A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.

Shoe Dog, de Phil Knight

“Verdadeira, engraçada, literária, cheia de suspense – esta é uma biografia para quem ama esportes e, sobretudo, para quem ama biografias.” – André Agassi

“A melhor biografia que me lembro de ter lido. Como relato empresarial, está à altura de livros recentes como Walt Disney, de Neal Gabler, e Steve Jobs, de Walter Isaacson. Mas, como relato pessoal, A marca da vitória atinge um nível de honestidade e emoção que nem mesmo as melhores biografias conseguem alcançar.” – Rich KarlgaardForbes

Phil Knight, o homem por trás da Nike, sempre foi uma figura envolta em mistério. Agora, neste livro franco e surpreendente, ele conta a sua história.

Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Knight decidiu que não seguiria um caminho convencional. Em vez de trabalhar para uma grande corporação, iria à luta para criar algo próprio, dinâmico e diferente.

Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E mal acreditou quando conseguiu vender rapidamente todos os calçados de suas primeiras encomendas.

Mas o caminho até tornar a Nike uma das marcas mais emblemáticas, inovadoras e rentáveis do mundo não foi fácil, e Knight fala em detalhes dos riscos que enfrentou, dos concorrentes implacáveis e de seus muitos triunfos e golpes de sorte.

Ele relembra a criação do nome e da logomarca – um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta –, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. Também destaca as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de desajustados geniais que rapidamente se tornou uma família.

Com uma visão ousada e a crença no poder transformador do esporte, juntos eles criaram uma marca e uma cultura que mudariam os parâmetros de desempenho e superação para sempre.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES