A empreendedora portuguesa Mariama Injai, fundadora da plataforma de e-commerce Nô Bai, está atualmente nos Estados Unidos da América para participar no programa Global Leaders – African Descendent Social Entrepreneurship Program.
O programa faz parte de uma medida do Departamento de Estado, financiada com 500 mil dólares para engajar empreendedores sociais de ascendência africana em todo o mundo e lançar uma Rede de Empreendedorismo Social de Ascendência Africana. Essa rede tem como objetivo servir de ferramenta para os jovens líderes partilharem práticas de prosperidade económica através do empreendedorismo social. Ao todo, o programa conta este ano com 52 participantes estrangeiros e 25 norte-americanos e inclui a colaboração com faculdades e universidades negras em Atlanta, San Antonio e New Orleans.
Em dezembro do ano passado, durante o Fórum Jovens Líderes Aficanos e da Diáspora, a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, anunciou a criação do Conselho Consultivo do Presidente sobre o Engajamento da Diáspora Africana nos Estados Unidos (PAC-ADE), que resultou na criação de diferentes iniciativas para criar diálogo entre as autoridades dos Estados Unidos e a diáspora africana, com base nos princípios da equidade e no fortalecimento dos laços culturais, sociais, políticos e económicos entre as comunidades africanas, a diáspora africana global e os Estados Unidos.
Nas redes sociais Mariama Injai revelou a sua satisfação no convite para representar Portugal e a comunidade afrodescendente no país. “Já estou nos U.S. há 4 dias, e nem consigo expressar a enorme gratidão por esta oportunidade de vida! Tenho aprendido muito e espero voltar com mais ferramentas para servir a minha comunidade”, escreveu.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.