Angola está nas vésperas do acto eleitoral mais acirrado de sempre. A tensão e as quezílias políticas dominam o debate público e dificultam qualquer previsão do que poderá vir a acontecer no dia 24 de agosto.
O descontentamento com os cinco anos de governação de João Lourenço – aliados aos 47 anos de liderança do MPLA – irá resultar na vitória da UNITA? Ou será que o povo continuará a votar “por tradição” no partido que “arquitetou” a paz em 2002 depois de 27 anos de guerra civil?
Num cenário em que a maioria da população vota na UNITA, o medo de uma possível insurreição tem fundamento? Um último voto de confiança no MPLA poderá ser benéfico para a população angolana a nível socioeconómico?
As possibilidades estão todas em cima da mesa e debatemos sobre elas no segundo episódio do podcast Matabicho, que conta com a presença de três jovens angolanos, Celestino Bastos (produtor de conteúdos informativos no projeto Biso) e as jornalistas Heloísa Quiala, Luzineide Pacheco e Vanessa Sanches (luso-cabo-verdiana que viveu por alguns anos em Angola).
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.