Procurar
Close this search box.

Kevin Lopes, novo artista com sangue cabo-verdiano a manter debaixo de olho

Kevin Lopes e Ulé Baldé na gravação do videoclipe / Foto: DR
Kevin Lopes e Ulé Baldé na gravação do videoclipe / Foto: DR

Na sexta-feira passada, enquanto delineávamos a seleção de novas músicas para integrarem a playlist semanal da BANTUMEN, houve uma em particular que chamou a atenção da redação.

Foi-nos enviado o primeiro single de um newcomer, sangue novo da música feita em crioulo, Kevin Lopes. O músico e compositor estreou-se com “Mi Ma Bô”.

Cantada entre o português e o crioulo, o ritmo e a mensagem da música carregam uma universalidade que torna a canção facilmente relacionável. “Mi Ma Bô” foi escrito e composto pelo próprio Kevin Lopes, em parceria com Gabriel Faria e Maria Veiga. A música foi gravada nos estúdios da Panela Records, em Gondomar (Portugal).

“Mi Ma Bô” traduzido para português significa eu e tu e, de acordo com a letra e o cantor, esta música é um “lugar onde podemos bem amparar a nossa alegria a dois” e, “à medida que a música foi tomando forma, ganhava vida e tornava-se cada vez mais envolvente, e nós, mais felizes. Especialmente o refrão, que eu gosto muito e tem como referência uma expressão usada na minha ilha, Sal”.

O artista explica ainda que o single “tornou-se num símbolo do que está por vir”. “É também um lembrete de que esta é a trajetória que desejo seguir e continuar a partilhar e aprender com pessoas e artistas que partilham e respeitam a arte, que é
algo que nos conecta. Literalmente, com frequências ou vibrações ou qualquer outra coisa que não tem explicação e permite-nos compreender coisas que não precisam ser expressas verbalmente ou visualmente”.

Kevin Lopes nasceu na Bélgica, mas foi em Cabo Verde onde passou a infância. O pai viajou para os Estados Unidos da América após a separação e Kevin ficou com a mãe, avó e bisavó no Sal. Ali, terminou o liceu e depois mudou-se para Lisboa para fazer a faculdade em Gestão de Marketing. Acabou por desistir por não ter gostado do curso e entrou para uma escola de música, onde teve teoria e aulas de voz. Depois foi para o Porto, para a Rock School. 

Toca guitarra desde os 11 anos, já cantou em hotéis, festivais, shopping e num auditório. Com a família ainda no arquipélago, quando Kevin lá vai, costuma cantar nas ruas e em bares pequenos, fazendo da música a sua aliada.

Com o apoio da mãe – apesar da distância – namorada e amigos, decidiu participar no programa televisivo “The Voice” português, em 2020, onde consegui passar por diferentes fases mas não venceu.

O artista está agora empenhado em lançar o seu próprio caminho na música e este Mi Ma Bô é retrato disso.

Recordamos-te que, a playlist Rádio BANTUMEN, disponível no spotify, tem uma periodicidade semanal e, além de através dela dar-mos-te a conhecer os lançamentos musicais de cada sexta-feira, aproveitamos também para conhecer novos artistas o Spotify. É também uma das listas de reprodução de música urbana mais completa dos PALOP, com o objetivo de mostrar aos usuários do serviço de streaming uma malha de MCs emergentes e superstars que criam tendências.

Clica abaixo veres e ouvires “Mi Ma Bô”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES