PUB

Os artigos mais clicados da semana | 19 a 25 dez

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Na penúltima semana do ano, o artigo mais clicado na BANTUMEN foi sobre o show do grupo Força Suprema, no Porto. Segue-se as três coisas que se precisas saber sobre o acordo de mobilidade dentro da CPLP; o novo relatório estatístico do observatório das migrações que revela a importante contribuição dos imigrantes para a segurança social portuguesa; a entrevista reveladora de OG Vuino sobre o seu primeiro álbum a solo e, finalmente, a conquista moçambicana da edição de 2021 do TheBestBANTUMEN.

1 – Dois anos depois, Força Suprema celebra 20 anos de carreira

Depois de quase dois anos de adiamentos devido à pandemia do coronavirus, Masta, NGA, Prodígio e Don G, na companhia de Monsta, finalmente subiram ao palco do Hard Club no Porto para levar o melhor do rap lusófono ao público. O evento aconteceu no último fim de semana.

O Hard Club do Porto foi pequeno para receber o quarteto fantástico do rap lusófono. Com casa cheia Masta, NGA, Prodígio e Don G transpiraram boa energia. Marcado pela presença de Masta, que há algum tempo não aparecia com a FS, no show foram tocados inúmeros temas lançados durante os últimos 20 anos de estrada do grupo.

2 – 3 coisas que devias saber sobre o acordo de mobilidade da CPLP

O tão aguardado acordo de mobilidade entre os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa foi finalmente assinado, gerando uma reação efusiva nas redes sociais, mas as dúvidas sobre as especificidades desse acordo ainda são muitas.

António de Costa, de visita oficial a São Tomé e Príncipe, disse à imprensa que as fronteiras entre os diferentes Estados membros da comunidade lusófona têm de ser “espaços de circulação, como se circula através da língua, da literatura, das ideias e dos contactos políticos ou económicos”, enfatizando o facto de que tal seria o melhor legado a deixar às gerações futuras, mas parece que a realidade deste acordo é ligeiramente diferente do indicado pelo chefe do Executivo português.

3 – “Sem imigrantes alguns setores económicos e atividades [em Portugal] entrariam em colapso”, relatório

Os imigrantes em Portugal contribuíram com mais de mil milhões de euros em contribuições para a segurança social em 2020, mas só beneficiaram de 273 milhões de euros em prestações sociais, revela o relatório estatístico do Observatório das migrações.

Um dos indicadores deste relatório, que é referente aos anos de 2019 e 2020, mostra que “à semelhança de outros fenómenos sociais, há em torno da relação entre imigração e inclusão social ou proteção social alguns erros de perceção”, tendo em conta que a segurança social beneficia do saldo positivo que estas pessoas representam.

4 – 20 anos depois, OG Vuino dá-nos “Fiz de Novo”

Fiz de Novo é o primeiro álbum de OG Vuino, um álbum de estreia que chega até ao público mais de 20 anos depois do início da sua carreira. E que não se pense que chega com atraso, muito pelo contrário, Fiz de Novo chega no tempo certo, maturado por uma carreira sólida, de sucesso e com muito ainda por desvendar.

O projeto marca a hegemonia sonora entre o hip hop, o afrobeat e a música tradicional angolana, num nível a que poucos conseguem chegar.

5 – Djimetta “bisa” e De La Vega é pela primeira vez TheBestBANTUMEN

Está provado. Entre os PALOP, os moçambicanos são provavelmente o povo que melhor exprime um sentido de união. Pelo menos foi o que pudemos comprovar nesta segunda edição dos prémios #TheBestBANTUMEN. O público da Pérola do Índico votou em massa nos seus artistas e esse movimento concedeu-lhes a vitória nas três categorias do evento digital #TheBestBANTUMEN.

Apesar de as nomeações vaguearem entre artistas e projetos dos diferentes países africanos que falam português, a final foi praticamente moçambicana. Djimetta é o vencedor das categorias Melhor Projeto e Melhor Single e levou a melhor contra Kamané e NGA, respetivamente. Valentino De La Vega foi a revelação deste ano, levando a melhor na categoria de Melhor Artista.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

PUB