PUB

Os artigos mais clicados da semana | 30 jan a 5 fev

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

De 30 de janeiro a 5 de fevereiro, os artigos mais clicados falam de tudo um pouco. Começamos com a entrevista a Alice Neto de Sousa, que tem feito furor nas redes sociais e comunicação social com o poema “Poeta”, criado para ser declamado na primeira edição da PowerList100; segue-se a notícia sobre a cantora Kelly Veiga ter sido vítima de violência doméstica; Reinildo Mandava que foi contratado pelo Atlético de Madrid; a nova música de Eva RapDiva com Jerilson Insrael e, por fim, a lista que reúne grande parte das organizações e movimentos afrodescendentes em Portugal que podem servir de rede apoio.

OS “ISMOS” E OS SISMOS DA POETA ALICE SOUSA

Alice Neto de Sousa viu o seu poema “Terra” dar título à coletânea “Do que ainda nos sobra da guerra”, publicado no Brasil em 2021, pela Editora Ipêamerelo e declamou, pela primeira vez, na 1ª edição da PowerList 100 da BANTUMEN, “Poeta”, o poema que tem conquistado mentes nas redes sociais.

KELLY VEIGA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Kelly Veiga, jovem cantora que tem ganho destaque no meio da Kizomba lusófona, foi agredida pelo companheiro, nesta sexta-feira, 4 de fevereiro. A artista expôs o caso nas redes sociais, momentos a seguir à agressão. Num live, ainda com a cara ensanguentada e na presença da polícia, Kelly conta que teve uma discussão com o namorado e que este acabou por agredi-la, tal como pode-se ouvir no vídeo publicado pela plataforma World Star, no Instagram.

REINILDO MANDAVA MUDA-SE PARA MADRID ATÉ 2025

O Atlético de Madrid anunciou na última segunda-feira de janeiro a contratação do moçambicano Reinildo Mandava. O lateral esquerdo assinou por três épocas e meia, ou seja, até 2025. A transferência acontece semanas depois de negociações entre o Atlético com o LOSC Lille, clube francês no qual o defesa atuou por mais de duas épocas, e foi marcada pela viagem do atleta ao novo clube para a realização de exames médicos.A contratação aconteceu no último dia do mercado de transferências de inverno e custou três milhões de euros aos rojiblancos, segundo o site desportivo Trivela.

EVA RAPDIVA FAZ “TUDO DE NOVO” NA COMPANHIA DE GERILSON INSRAEL

Mais reverente do que nunca, Eva RapDiva retorna forte, confiante e incisiva com “Tudo de Novo”, o novo single em parceria com Gerilson Insrael. A música viaja pelo Zouk e a letra centra-se num relacionamento que não tem mais “pernas para andar” e no empoderamento feminino. Em conversa com a BANTUMEN, a rapper descreveu o processo de encontrar a melhor voz para os versos que tinha composto, numa conjuntura com o produtor Bruma Boy, com quem já tinha trabalhado na música “Final Feliz” com Landrick. A artista diz ter sido um longo período de escolha entre várias demos.

ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS AFRODESCENDENTES EM PORTUGAL

Há um provérbio africano que diz que “a união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome”. Numa das suas interpretações, lemos como uma necessidade de criar uma rede de apoio para que projetos, individuais ou coletivos, possam prosperar. Contudo, em Portugal, pode ser uma experiência megalómana procurar o apoio certo para as suas necessidades, numa lógica horizontal, sem lugar para julgamentos e nutrida pela empatia e representatividade. Por isso, decidimos reunir um conjunto de associações, coletivos, plataformas e movimentos que procuram criar essa rede de suporte em diferentes áreas sociais.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Rodrigo França

22,90 

PUB