Procurar
Close this search box.

Os artigos mais clicados da semana | De 8 a 14 de Agosto

Mais Clicados

NGA voltou ao top dos mais clicados da semana na BANTUMEN, com “Duas No Cubico”, com Toy Toy T-Rex e Van Sophie. Segue-se no ranking a petição de alguns membros da sociedade cabo-verdiana para a remoção de estátuas de exploradores e esclavagistas portugueses no arquipélago; a entrevista ao chef Octávio Neto depois de ter ganhos três prémios no Angola Restaurant Week; a entrevista à lutadora angolana Katharyna Araújo que agora é atriz em Queen Sono da Netflix e a retrospetiva da obra cinematográfica de Sarah Maldoror, mãe do cinema panafricano.

“Duas No Cubico” marca primeira colaboração entre NGA e Toy Toy T-Rex com Van Sophie

NGA, Toy Toy T-Rex e Van Sophie, trazem-nos “Duas No Cubico”, cuja estreia do single foi neste final de semana, no canal de televisão Afro-Music.

Bem antes da sua estreia, NGA já tinha partilhado o teaser na sua conta do Twitter e as reações do público foram todas muito positivas e cheias de ansiedade para verem o rei da LS e o rapaz do momento – que recentemente esgotou duas noite no teatro Tivoli – juntos numa faixa.

Cabo-verdianos entregam petição para remover estátuas de exploradores esclavagistas

Gilson Varela é o promotor da petição “Remoção de monumentos pró-esclavagistas e coloniais em Cabo Verde”, entregue à Assembleia Nacional cabo-verdiana, e que já conta com mais de 1.900 assinaturas. O documento faz sobretudo referência à estátua de Diogo Gomes, estabelecida na praça do Plateau, na cidade da Praia, desde 1954.

“A maior parte dos restaurantes são para fazer dinheiro e não para oferecer experiências diferenciadas”, Chef Octávio Neto

Recentemente, o Chef angolano Octávio Neto e o restaurante que representa, o Bessangana, em Luanda, venceram três categorias no evento anual Angola Restaurant Week, incluindo a de Melhor Restaurante – que venceram pela segunda vez consecutiva.

Katharyna Araújo, uma campeã entre os ringues e a Netflix

“Estava cansada da forma que as pessoas me tratavam por causa da forma como eu me tratava a mim mesma.” Poderia ser uma frase inspiracional de qualquer pensador contemporâneo propagandeada no prefácio de um bestseller de auto-ajuda, mas é uma frase pessoal e que resume o nascimento de uma campeã: Katharyna Araújo.

Sara Maldoror: A mãe do cinema africano em retrospetiva

Filha de pai antilhano e de mãe francesa, Marguerite Sarah Ducados nasceu em Guadalupe em 1929. O seu nome artístico surgiu já na fase adulta, numa homenagem ao poeta franco-uruguaio Lautréamont, autor da obra “Os Cantos de Maldoror”. Desde sempre apaixonada por poesia e cinema, Sarah foi uma das primeiras mulheres a dirigir uma longa-metragem no continente africano.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES