PUB
Arte
De um dos bairros mais emblemáticos da Cidade de Maputo, Mafalala, nasce o Projecto Utopia, um novo centro artístico da capital moçambicana, cujas portas vão abrir em breve.

Projecto Utopia: a nova moradia da arte em Mafalala

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

De um dos bairros mais emblemáticos da Cidade de Maputo, Mafalala, nasce o Projecto Utopia, um novo centro artístico da capital moçambicana cujas portas vão abrir em breve.

O espaço está a ser desenvolvido pelos jovens Caldino Perema e Eduardo Abdala, designers de luz, e pretende servir de ponte entre artistas e ponto de encontro de diferentes expressões artísticas.

O Projecto Utopia vai passar a ser uma casa para os profissionais das artes poderem trabalhar e experimentar os seus projetos, como para o público local poder usufruir das atividades desenvolvidas pelos artistas. Residências de aprendizagens, sessões de aconselhamento artístico-profissional, apresentações artísticas, exposições, concertos, oficinas, workshops, entre outros, serão apenas algumas das atividades que o local vai promover.

Construído a pensar na sustentabilidade utilizando sucata recolhida pela Mafalala, chapas de zinco e madeira, materiais tipicamente utilizados na construção do bairro. “Queremos essas memórias bem visíveis, enquanto as reciclamos do seu passado ao nosso futuro”, lê-se no site do projeto.

Artistas nacionais e internacionais vão encontrar também no Projecto Utopia um espaço onde podem receber ou dar formação especializada, mentoria artística e técnica. Tudo no bairro de onde saíram artistas moçambicanos reconhecidos internacionalmente como José Craveirinha, Noémia de Sousa, Eusébio, Fany Mpfumo ou Augusto Cuvilas.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Véronique Tadjo

8,00 

PUB