Procurar
Close this search box.

“Cenas de Dança, Cenas da Vida” no coração dos Netos de Bandim

Netos de Bandim

O coletivo cultural Netos de Bandim, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, acolhe em Bissau a residência artística “Cenas de Dança, Cenas da Vida”. Com a curadoria de Nú Barreto e tutoria de Young Nuno, a residência destaca a presença de artistas plásticos cabo-verdianos e guineenses, como Tutu Sousa, Edson Garcia, Marco Sousa, Iacuba Camará, Suleimane Pereira, Renato Ialá e Policarpo Macá.

O evento visa explorar técnicas de pintura e outras formas de mural em espaços públicos como forma de valorização, partilha cultural e bem-estar social, bem como o seu impacto.

Em conversa com a BANTUMEN, o coordenador dos Netos de Bandim, Ector Diógenes, mais conhecido como Negado, destacou que a residência artística “Cenas de Dança, Cenas da Vida” é um ambiente propício para imortalizar o produto do coletivo cultural, que é a dança. “Escolhemos este tema, “Cenas de Dança, Cenas da Vida”, porque retrata o que vivemos, as nossas danças, a vida de cada um de nós e a nossa própria sociedade. É uma grande oportunidade conquistada com os longos anos da nossa existência. É uma ocasião para os Netos de Bandim eternizarem as danças e também homenagearem as pessoas que contribuíram para o crescimento do nosso grupo e para o desenvolvimento da cultura guineense”, diz-nos. 

A residência artística do grupo tradicional arrancou no dia 8 de janeiro, encerrando no dia 2 de fevereiro, nas vertentes artística, cultural e educativa, contribuindo para reforçar o intercâmbio entre os artistas plásticos. “A residência visa animar espaços com desenhos de dança e de vida, também proporcionar um intercâmbio entre artistas plásticos dos PALOP. Uma criação colaborativa para mostrar as técnicas usadas nos seus trabalhos e também a importância de trabalhar nas artes plásticas, os benefícios dessa profissão e as dificuldades que se vive diariamente neste ramo artístico”, disse.

“Além das pinturas no espaço dos Netos de Bandim, a residência proporciona à comunidade a oportunidade de apreciar a harmonia entre arte e a cultura, resultando em memórias verdadeiramente inesquecíveis”, ressalta Ector.

Após a residência artística “Cenas de Dança, Cenas da Vida”, o grupo cultural Netos de Bandim apresentará o concerto “Aquecimento para Carnaval 2024” que será realizado no dia 9 de fevereiro, no Centro Cultural Francês em Bissau.

Criado há 23 anos, o coletivo cultural netos de Bandim tem como missão ajudar crianças que vivem em situação de risco, oferecendo-lhes um espaço onde possam aprender boas práticas de cidadania, junto com música, dança, teatro e poesia. O propósito é criar oportunidade para que estas crianças possam terminar os estudos e, consequentemente, ter um futuro melhor.

À imagem do país, o grupo Netos de Bandim é composto por várias etnias, como balanta, mancanha, papel, fula, bijagó, mandinga, felupe e manjaca.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES