Procurar
Close this search box.

Estas são as 15 startups afrodescendentes que vão à Web Summit

Estas são as 15 startups que a Djassi Africa vai levar à Web Summit | DR
Estas são as 15 startups que a Djassi Africa vai levar à Web Summit | DR

Com o objetivo de promover, incluir e diversificar o ecossistema de startups em Portugal, após uma seleção potenciada pela Djassi Africa, em parceria com a Startup Portugal e o apoio da BANTUMEN, estão finalmente identificadas as 15 startups de propriedade afrodescendente que vão à Web Summit, de 13 a 16 de novembro, em Lisboa.

Rudolphe Cabral, Founding Partner da Djassi Africa – entidade com sede no Reino Unido que desenvolve, investe e escala startups africanas e da diáspora – partilha a importância da iniciativa: “Este é um passo importante para o aumento da equidade no ecossistema de empreendedorismo e inovação em Portugal, sendo a inclusão um dos pilares essenciais para o desenvolvimento económico e competitivo do país.”

As 15 startups integram assim o programa Road 2 Web Summit, da Startup Portugal, no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) estabelecido entre a entidade portuguesa e a Djassi Africa e que pretende quebrar o molde da falta de diversidade no mundo da inovação em território luso. Estas beneficiaram também do programa Stage-X da Djassi Africa, que prepara startups para este tipo de oportunidades.

Desde objetivos de sustentabilidade e interseccionalidades de identidade até Inteligência Artificial e desportos, as 15 startups selecionadas também serão elegíveis para o prémio Empreendedor do Ano, concedido no final do ano durante a PowerList 2023, organizada pela BANTUMEN.

A recordar que, a Presidência Portuguesa recebeu na passada quinta-feira, 2 de novembro, as 115 startups portuguesas que vão marcar presença na Web Summit. O evento, que teve lugar no Antigo Picadeiro Real, contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Diretor Executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e de Artur Pereira, Vice-Presidente da Web Summit.

As startups selecionadas são as seguintes:

1. TeamSportz – Francisco Baptista 

Plataforma desportiva de IA, criada para ajudar clubes desportivos a atingir o seu pleno potencial usando IA para rastrear, medir e gerar dados precisos de desempenho para os jogadores durante treinos e exercícios.

2. Kindee – Laurentino Costa

Uma rede social que conecta marcas e pessoas a causas sociais e ambientais.

3. Xpat, Inc. – Sharolyn Wynter 

Uma plataforma digital que melhora a representação, o avanço e a mobilidade social de comunidades não-representadas, aproveitando assim experiências internacionais para conectar e capacitar imigrantes e nômadas digitais negros.

4. Afrikanizm Art – Laura Leal & Joao Boavida 

Plataforma facilitadora de ecossistema que promove e vende arte contemporânea africana e conecta artistas, galerias e colecionadores mundialmente.

5. Propel – Seun Owolabi & Sunkanmi Ola

A Propel cria ferramentas que as comunidades de talentos tecnológicos usam para resolver os seus problemas de última milha. Trabalham actualmente com mais de 100 comunidades tecnológicas em 15 países e atendem cerca de 400.000 membros.

6. CHEFEFEED – Shedrack Erugo

Mercado de mídia social que conecta pessoas que têm excesso de alimentos com pessoas que precisam dos mesmos com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar.

7. Jupiter – Vânia Fortes

Solução fintech integrada para freelancers, incluindo automação fiscal, recursos de ERP e um robô contabilista personalizado. O balcão único para freelancers.

8. Circular Closets – Liliana Rosário

Porta de entrada para uma era sustentável e consciente da moda de luxo que impulsiona as vendas de designers e boutiques e promove a moda circular e a sustentabilidade.

9. Bamble – Ayodeji Daramola O. & Melissa Pairazaman 

O seu parceiro ideal para conectar-se com talentos tecnológicos excepcionais de mercados de alto crescimento na África, América Latina e União Europeia.

10. Reignwel Global – Giel B.

Plataforma que oferece opções acessíveis para pessoas criativas de cor acessarem recursos e ferramentas de saúde mental.

11. Thingle – Pedro Filipe

Marketplace de venda de produtos usados ​​e/ou recondicionados, garantindo 100% de autenticidade de todos os produtos.

12. ITme – King Murekio

Uma plataforma descentralizada de profissionais de TI para profissionais de TI, usando um token para gestão, recompensas, recompensas e engajamento.

13. Mella Supply – Ana Martins

Plataforma de comércio electrônico e logística que nivela o campo de actuação para empresas de propriedade afrodescendente em beleza e bem-estar no comércio electrônico.

14. MidiCircuit – Ricardo Abreu

Midicircuit é uma plataforma musical que rompe com o modelo conservador de ensino e produção.

15. teknonWriters – Dereck Mush

Liderando a nova era de criação de conteúdo, permitindo conteúdo que aumenta leituras, cliques e conversões.

As 115 startups inseridas no programa Road 2 Web Summit têm uma média de dois anos de existência e estima-se que já levantaram um investimento total de 13 milhões de euros, representando uma ampla gama de setores, incluindo tecnologia, saúde, educação, finanças e sustentabilidade. Além disso, estas empresas estão a destacar-se em várias frentes, nomeadamente: Salários acima da média nacional; perto de 50% dos fundadores têm mestrado e 10% têm doutoramento; 71% das startups utilizam a inteligência artificial para impulsionar e inovar em diferentes setores; mais de 50% já estão a operar fora de Portugal, demonstrando uma presença global marcante nas suas operações; apenas 17% das startups recorrem a financiamento bancário, em contraste com a média do tecido empresarial, que obtém cerca de 33% dos seus fundos por meio de empréstimos concedidos por instituições financeiras; estas startups estão a concentrar os seus esforços nos principais setores da economia, como a saúde, educação, finanças e sustentabilidade, promovendo assim um crescimento sustentável.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES