Procurar
Close this search box.

THOON, a nova festa que celebra a diversidade musical de Lisboa

THOON

THOON é o mais recente conceito de festa que combina hip-hop, trap eletrónico, house e afrobeats. Idealizada por Rodney Schmith, a festa chega pela primeira vez à capital portuguesa, no dia 28 de julho, sexta-feira, a partir das 21h, no número 6 da Rua do Instituto Industrial.

Conversámos com Rodney, também conhecido como Schmith, um DJ e produtor brasileiro, originário da Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Apesar da sua aparência caucasiana, com cabelos loiros e um nome “beto” (apelido usado para se referir a pessoas com um estilo de vida privilegiado), o DJ afirma que cresceu numa família pobre e humilde, vivenciando de perto a cultura negra, sobretudo na aprte musical, do Funk Soul até ao Dancehall, passando pelo Hip Hop e seus derivados.

Após uma aventura em Londres, em outras áreas de atuação, Rodney percebeu que Lisboa é um novo epicentro cultural da Europa. Com a experiência que adquiriu no Rio de Janeiro com festas como a The Groove, que ele mesmo organizava, decidiu montar uma estrutura de produção que pudesse conectar o Brasil ao resto do mundo.

“Portugal tornou-se supostamente um novo centro da cultura brasileira, como se fosse um estado brasileiro. Hoje em dia, vemos muitos artistas vindo para cá”, explica Rodney.

Essa conexão serve como uma porta de entrada para outros destinos europeus, como Paris e Berlim, além de poder abrir caminhos para o continente africano.

Juntamente com os seus sócios, Alex, um luso-guineense proprietário da cadeia de restaurantes Mr Alpha, Gui Oliveira, hairstylist negro e queer da zona leste de São Paulo, e Juan Alvarez, um fotógrafo e diretor de arte venezuelano com ascendência negra e indígena, que já viveu no Perú, Brasil, Argentina e agora em Portugal, eles partilham a missão de mostrar a multiculturalidade no desenvolvimento da THOON.

A THOON converge com todos aqueles que fazem parte da maior cultura do mundo: o Hip Hop. “É a única cultura que está presente em todos os países do mundo, sem exceção. Se você for à Síria, encontrará Hip Hop. Em qualquer país, por mais racista que seja, haverá Hip Hop“, afirma Rodney.

Assim, partindo desse princípio, a festa THOON é global naturalmente, criando uma experiência imersiva, onde a música e a arte se fundem numa experiência que transcende fronteiras.

Como destaque do evento, espera-se a presença de Dede Ademabua, conhecido profissionalmente como IAMNOBODI, um produtor e DJ nascido em Düsseldorf, Alemanha. Conhecido por criar as suas próprias faixas e remixes, o seu som é inspirado em jazz, house, hip-hop e diversos géneros eletrónicos. IAMNOBODI já trabalhou com artistas renomados, como Nipsey Hussle, G-Eazy, Jay Prince, Ego Ella May, Little Simz, entre outros.

Além disso, a Line Up também conta com a presença de Chima Isaaro, uma DJ lisboeta conhecida pelas suas viagens sonoras melódicas e envolventes, que percorrem diversos géneros como techno, house, disco, soul, batida, jazz, e muito mais.

Os DJs residentes do projeto também estarão presentes, mantendo a energia elevada durante toda a noite com as suas batidas contagiantes e mixagens perfeitas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES