Procurar
Close this search box.

Por um ambiente mais saudável, França proíbe loiça e sacos de plástico

A França tornou-se no primeiro país do mundo a proibir a venda de loiça e outros utensílios descartáveis de plástico.

A lei, aprovada no mês passado e promulgada a partir de 2020, proíbe totalmente os sacos de plástico e faz parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde, um dos processos para tornarem o país no líder mundial das práticas de redução de impacto ambiental e das emissões de gases de efeito estufa.

Até 2020, os fabricantes e estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes e supermercados, terão tempo suficiente para se adequarem às novas regras.

Contudo, esta nova lei não indica que é o fim dos utensílios descartáveis. Esses deverão ser 50% constituídos por materiais de origem vegetal e serem biodegradáveis. Os materiais incluem, em particular, amido de milho, amido de batata, fibras têxteis ou de celulose, ou de bambu. Cinco anos depois, em 2025, o conteúdo vai aumentar para 60%.

Estimativas apontam que 4,7 mil milhões de utensílios de plástico foram descartados em França em 2015 e cerca de 17 mil milhões de sacos de plástico são usados anualmente.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES