Procurar
Close this search box.

6 opções de privacidade do Facebook que desconhece

Há conteúdos que expomos no nosso perfil que não queremos que seja visto pelo “mundo inteiro” ou aquilo que “cai” no feed nem sempre é o que desejaríamos, certo? Veja como controlar estas e outras opções no Facebook.
1 – Controle quem pode ver as fotos onde foi marcado
Para saber quais as fotos em que está marcado são visíveis para pessoas que não são suas amigas, clique no ícone triangular acima, à direita, e, depois escolha Registo de actividade >Fotos > Fotos em que aparece.
Acima, no centro, poderá filtrar os resultados de acordo com quem a foto foi partilhada.
Se um amigo partilhou uma foto sua com o “Público” ou “Amigos de Amigos” que não quer que seja acessível, não há outra escolha a não ser pedir a esse amigo que ajuste a foto para ser visível apenas para amigos, apenas um grupo específico de pessoas ou que apague a foto.
Ou pode ser você a tirar manualmente a marcação na foto.
2 – Como ver “mensagens escondidas”
Muitos utilizadores não sabem que se clicar no ícone de mensagens e depois na opção que diz “Outros”, ao lado da caixa de entrada, poderá chegar a uma pasta diferente.
É provável que encontre ali mensagens que nunca havia visto antes.
3 – Como desactivar os avisos de leitura de mensagens (na verdade, não é possível)
O Facebook avisa os seus “amigos” quando você leu uma mensagem com uma notificação com a palavra “Visto”, seguido da hora em que a mensagem foi lida.
Por vezes recebemos mensagens que, por algum impedimento, não podemos responder imediatamente, o que poderia ofender ou ser visto como uma ofensa pela pessoa do outro lado. Mas o Facebook não permite desabilitar esta função.
Uma saída seria recorrer a outras aplicações – mas estas podem ter riscos associados.
A mais popular é a chamada Facebook Hide Seen, que é de graça mas funciona apenas com o Chrome.
Outra possibilidade é usar o Chat Undetected, que também é gratuito e funciona com Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.
Mas é bom lembrar que na declaração de direitos e responsabilidades que todos têm de aceitar quando abrem um perfil no Facebook é estipulado que a desactivação de funções da rede social não é permitida.
4 – Como escolher o que ver e o que não ver no Facebook
O Facebook anunciou há algumas semanas uma nova função para personalizar os ajustes das notícias que aparecem no seu feed, que permite seleccionar o que “ver primeiro”.
Ao activar essa função prioriza os amigos ou páginas que segue e cujos posts quer “ver primeiro” na sua lista de notícias.
A nova opção do Facebook já está disponível em alguns dispositivos iOS da Apple e, nas próximas semanas, ficará disponível para o Android e outros computadores.
Para fazer este ajuste num iPhone clique no ícone das três linhas horizontais que aparece na parte de baixo, à direita. Vá até ao menu que aparece e seleccione “Preferências de notícias”.
Poderá seleccionar opções tradicionais como “Deixar de seguir pessoas e ocultar as suas publicações” ou “Voltar a ligar-se com pessoas que deixou de seguir” sem ter que voltar a enviar um novo pedido de amizade.
Neste menu também há uma nova opção: “Priorizar quem ver primeiro”.
5 – Como verificar como o público ou amigos específicos podem ver o seu perfil
Para verificar o que as pessoas podem ler no seu perfil basta clicar no menu que aparece abaixo, à direita da sua foto do perfil. Ali, selecione a opção “Ver como”.
Imediatamente, o Facebook vai mostrar como é o aspecto da sua biografia para o público em geral, ou seja, para qualquer estranho.
Também é possível seleccionar “Ver como alguém específico” e escrever o nome de um utilizador ou amigo para comprovar como esta pessoa pode ver o seu perfil e a que tipo de informação tem acesso.
6 – Como baixar uma cópia de tudo o que já partilhou no Facebook
Se for à configuração geral da sua conta, clique na última opção, “Baixar uma cópia da sua informação” e poderá gerar um arquivo como cópia de tudo o que já partilhou no Facebook.
Neste arquivo estarão incluídas publicações, fotos e vídeos partilhados, as suas mensagens e conversas no chat e os dados da área de “Informação” do seu perfil.
Além disso, também estão incluídas informações que não estão disponíveis quando apenas inicia a sessão na sua conta, como os anúncios em que clicou ou dados como os endereços de IP registados ao iniciar ou fechar a sessão no Facebook.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES