Procurar
Close this search box.

“A Culpa é da Lua”, o primeiro álbum de Soraia Tavares

Soraia Tavares deu-nos finalmente a ouvir “A Beleza Vai Mudar o Mundo”, As 5 Coisas que Nunca te Disse” e “Dona Joana”, músicas extraídas do seu primeiro álbum, A Culpa é da Lua.

Fomos convidados para a festa de lançamento do álbum, na sexta-feira (19), que teve lugar no Monsantos Open Air, em Lisboa, onde pudemos trocar dois dedos de conversa com a artista sobre o álbum, o crioulo, Cabo-Verde, Dona Joana, entre outros assuntos.

Soraia é mais conhecida no mundo do teatro musical e do cinema. Tem um currículo extenso como actriz nos palcos, à frente das câmaras e a dar voz a filmes de animação. Este álbum de originais marca a sua estreia oficial como cantora e compositora, num lançamento que foi um “grande desafio” para a artista.

De acordo com a ciência e para os astrólogos, a Lua tem muita energia, por essa razão tem grande influência nas nossas vidas. Não só o nosso corpo é influenciado pela mudança de Lua, como também o nosso humor e o nosso comportamento.

E com este primeiro grande trabalho musical, Soraia afirma que com ele quer partilhar todas as suas fases, tal como uma lua. “A Culpa é da Lua, porque, se vocês pensarem bem, é à noite, quando a lua está com aquela luz dela e intensa, quando começamos a olhar para dentro e sentir a instropecção”.

A Culpa é da Lua não é só um trabalho musical, é uma busca pelas suas raízes, um re-conectar consigo mesma em busca da sua ancestralidade, da cultura, do crioulo e da Morna.

Ao ouvirmos o álbum, sentimos Cabo Verde, ouvimos aquele crioulo “pé-ratxadu” – bem lá do fundo – e que foi surgindo de forma natural para Soraia. Além disso, a artista indica ter sido também influenciada pela morna e afrobeats que muito ouviu durante o processo criativo.

A Culpa é da Lua começa e acaba em crioulo. “[O álbum] faz todo este caminho da Soraia com as suas raízes. Que começa com ‘Nha História’ que é assim que se chama o primeiro tema, a letra descreve um bocadinho do meu percurso e acaba com o ‘28’ que é exatamente a mesma letra, mas mais afro. Então começa com Morna, vai ali ao Pop, um pouco Eletrónica, depois começa Kizomba e essas coisas que eu gosto de dançar”, explicou Soraia com um sorriso rasgado.

O single “Dona Joana” é uma homenagem às mães africanas, no seu geral, mas sobretudo àquelas que quase tudo sacrificam a favor de uma vida melhor para os filhos. O título é inspirado nome e história da própria mãe de Soraia, também presente no evento de apresentação do álbum.

A carreira de Soraia Tavares não poderia estar numa melhor fase. A artista, além de lançar o seu primeiro álbum, acaba de anunciar que emprestou a voz à personagem principal do novo live act da Disney, Pequena Sereia. Soraia é responsável pela dobragem de Ariel, na versão portuguesa, tanto nas músicas quanto nas falas.

Faz play abaixo para ouvires A Culpa é da Lua.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES