Procurar
Close this search box.

Alkantara e Coletivo Aurora Negra abrem candidaturas para projetos artísticos

Exposição de Thandi Pinto e Gemuce, da galeria moçambicana Arte de Gema, na ARCOlisboa em 2023 | ©BANTUMEN
Exposição de Thandi Pinto e Gemuce, da galeria moçambicana Arte de Gema, na ARCOlisboa em 2023 | ©BANTUMEN

O Alkantara, associação cultural dedica às artes performativas em Lisboa, em colaboração com o coletivo Aurora Negra, anuncia a abertura de candidaturas para o apoio e apresentação de três projetos artísticos.

A oportunidade oferece bolsas de criação no valor de 1200 euros, bem como uma residência artística de duas semanas no Espaço Alkantara, entre agosto e setembro de 2023. Os projetos selecionados serão apresentados durante o programa KILOMBO, no Alkantara Festival 2023, no São Luiz Teatro Municipal, entre 17 e 19 de novembro.

Seguindo a linho do que é um Kilombo, um espaço de reunião e celebração, o programa KILOMBO “é um lugar de encontro, resistência e sonho, onde a comunidade se nutre, partilha e cuida. É um lugar de força e libertação”, diz o comunicado enviado à BANTUMEN. A colaboração entre o Alkantara e o coletivo Aurora Negra solidifica a parceria iniciada na primeira edição do Kilombo em 2022. O objetivo é criar um espaço para reunir artistas que, através da sua arte, contribuem para a criação de sonhos e utopias, pensando o presente com a vontade de transformar o futuro, celebrando a sua ancestralidade e existência.

O Alkantara e o Coletivo Aurora Negra convidam assim artistas individuais ou coletivos a submeterem os seus projetos nas áreas das artes performativas (teatro, dança ou performance) de cariz experimental ou de pesquisa. Projetos que envolvam outras práticas artísticas ou disciplinas também são bem-vindos. Encoraja-se especialmente a participação de artistas BIPOC (Black, indigenous, people of color – pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas) de diferentes culturas, religiões, nacionalidades, habilidades, géneros, orientações sexuais, idades e contextos socioeconómicos.

O formulário de candidatura está disponível no site e pode ser preenchido em Português, Inglês e língua Cabo-Verdiana. As propostas serão aceites até ao dia 21 de junho. É importante ressaltar que os projetos devem estar em fase de criação. Os artistas selecionados terão a oportunidade de desenvolver os seus trabalhos durante a residência artística no Espaço Alkantara e terão a chance de apresentá-los durante o Alkantara Festival 2023, no São Luiz Teatro Municipal.

Esta iniciativa pretende, sobretudo, valorizar a diversidade e procurar ampliar as vozes e perspetivas na cena artística, encorajando a participação de artistas racializados.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES