Procurar
Close this search box.

Arte com revolução: Aurora Negra leva “A Missão da Missão” ao TBA

Aurora Negra em "A Missão da Missão" | DR
Aurora Negra em "A Missão da Missão" | DR

Entre os dias 7 e 16 de dezembro, o Teatro do Bairro Alto (TBA) vai ser palco para a revolução feminina e negra levada pelo coletivo Aurora Negra, com o espetáculo A Missão da Missão. Sob a assinatura de Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, o espetáculo mergulha nas lutas históricas de libertação africanas, enfatizando o papel crucial das mulheres nesses movimentos. O engajamento é tão amplo que contempla sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição e legendagem em inglês.

Ao ser desafiado pelo TBA a revisitar A Missão, de Heiner Müller, o coletivo vislumbrou a relevância da obra, uma vez que foi a única peça encenada duas vezes pelo Teatro da Cornucópia, que este ano celebra 50 anos de fundação. Além disso, a peça, mesmo escrita por um homem branco, aborda uma revolução negra, coincidindo com os 50 anos do 25 de Abril.

Em A Missão da Missão, a revolução ganha novos contornos sob a perspetiva feminina e negra, com a apresentação de sete mulheres em ciclos constantes de esperança. O espetáculo destaca a urgência de construir utopias para alcançar realidades mais igualitárias, fundamentando-se nos movimentos de libertação africana e na participação crucial das mulheres nessas lutas pela liberdade.

Este terceiro espetáculo do coletivo Aurora Negra sucede a produções como Aurora Negra e Cosmos, exibidas no TNDMII. Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, todas formadas pela ESTC-Escola Superior de Teatro e Cinema, trazem consigo um percurso reconhecido em interpretação de teatro e cinema, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A essência do coeltivo nasceu da observação da invisibilidade dos corpos negros nas artes performativas, com um foco especial na representação de mulheres negras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES