Por norma, a sonoridade, o ritmo e a composição de uma música são os primeiros elementos a surgirem na cabeça de um músico, mas com “Portento” a história é outra. BELLMAZ primeiro descobriu a palavra – que significa uma coisa maravilhosa singular ou prodígio – num livro que leu e decidiu que seria o título da sua nova música.
A faixa é um house music que já está disponível nas diferentes plataformas de streaming e surge com as músicas de Black Coffe e de DaCapo como inspiração.
“Portento é uma pessoa de extremo talento e eu pensei ‘sou eu’, por isso disse ‘esse vai ser o próximo single'”, disse o produtor à BANTUMEN.
O processo de criar surgiu na vida de BELLMAZ através do seio familiar, onde a música sempre esteve muito presente. “O meu irmão mais velho metia música e eu e os meus irmãos ficávamos ali a dançar e a competir quem tinha os toques mais novos. Então, desde aí, fazer house sempre me levou às minhas raízes. Trouxe-me aquela felicidade e realização em fazer com que as pessoas também sentissem aquilo que eu sentia com os meus irmãos”, explicou.
Desde que se assumiu como produtor de house music, BELLMAZ lançou Reborn, um EP que significou para si o “nascimento de um novo BELLMAZ”. “Comecei a preparar o Reborn em 2018 e foi numa altura em que estava a tentar descobrir uma nova identidade minha. O nascimento de um novo BELLMAZ. Fui procurar novos sons, novas identidades, novas influências”, explicou.
A produção “foi um processo bué aleatório. Inspirei-me em sets do Black Coffee. Tem uma faixa, a “Saxomaniac”, que foi a melhor a ser feita em tudo. Tudo aconteceu num estúdio em Sacavém e estavam lá o meu irmão e o DJ JB, que ajudaram-me a fazer os samples dos saxofones. Foi um processo magnífico, foi a minha primeira obra magnifica”, continuou.
Assiste à entrevista completa de BELLMAZ no player abaixo.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.