Procurar
Close this search box.

Quem foi o guineense Benkos Biohó, homenageado no novo vídeo de Damian Marley


O cantor e rapper Damian Marley disponibilizou o videoclipe do seu último single, “My Sweet Lord” (um original do ex-Beatle George Harrison) e escolheu San Basilio de Palenque, na Colômbia, como local para registrar as imagens do novo trabalho. A pequena cidade de pouco mais de quatro mil habitantes foi fundada no início do século XVII, por Benkos Biohó, um homem escravizado de origem da Guiné-Bissau. A cidade é considerada o primeiro território livre das Américas durante a era colonial, onde outros escravizados fugitivos escolheram viver livres.

Os palenques, quilombos colombianos, eram comunidades muradas construídas como refúgio e, das muitas que existiram no passado, São Basílio é a única que sobreviveu até hoje e que, pelas suas características especiais, gerou uma cultura totalmente única.

Marley escolheu celebrar este refúgio da cultura afro-colombiana no seu mais recente videoclipe, onde mostra a cidade, o seu povo e a cultura. Em 2005, o local foi considerado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Benkos Biohó nasceu no Arquipélago dos Bijagós, atual Guiné-Bissau. Em 1596, ele e a família foram aprisionados e levados para o norte da Colômbia, onde passou a ser chamado de Domingos Biohó. Em 1599, ao lado de 30 homens escravizados, Benkos liderou uma rebelião em Cartagena das Índias, no norte da Colômbia, e apoderou-se de uma região conhecida como Montes de María. Ali, organizaram-se de modo a observar tudo o que se passava na cidade e assim conseguir prevenir ataques inesperados e organizar novas fugas para o palenque.

Abrigados numa mata fechada, de difícil acesso, os africanos liderados por Benkos conseguiram resistir às perseguições que sofriam e, em 1605, o governador de Cartagena ofereceu-lhes um tratado de paz, que os permitia circular pela cidade. No ano de 1619, entretanto, esse tratado foi quebrado e Benkos Biohó foi preso, sendo enforcado em 1621. A localização estratégica do palenque que formou permitiu que os seus companheiros mantivessem o seu legado, levando a coroa espanhola a oficializar, em 1691, o Palenque de San Basilio, o que fez com que os escravizados libertos por Benkos se tornassem o primeiro povo negro livre das Américas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES