Procurar
Close this search box.

Constellation: um encontro de arte interconectada no Algarve

Jessica Sarkodie, This Is Home | DR
Jessica Sarkodie, This Is Home | DR

A exposição Constellation, organizada pelo artista Jermay Michael Gabriel e pela conselheira de arte Ekua Yankah, será exibida na Galeria Sala Simba, na cidade de Olhão, no Algarve, de 18 de agosto a 30 de setembro de 2023.

Constellation é a segunda exposição de arte na Galeria Sala Simba desde a sua abertura em setembro de 2022. A exposição coletiva é apresentada como uma exibição artística audaciosa e inovadora, que explora o conceito emergente de interconexão como uma ferramenta-chave para amalgamar uma variedade de manifestações artísticas.

Cada artista é apresentado como uma entidade autónoma, contribuindo para um ecossistema único de expressão criativa. No entanto, é na emergência de uma conectividade inerente entre esses diferentes ecossistemas, que partilham um espaço comum, que reside o poder dessa abordagem. A coabitação desafia narrativas e práticas pré-definidas com o propósito de criar um processo natural de interação e troca. Esse tipo de diálogo transcende fronteiras geográficas e culturais, e o ato de reunir essas diferentes formas de arte torna-se num exemplo tangível do potencial da heterogeneidade em promover a compreensão mútua. A analogia com as constelações astrais emerge de maneira poderosa e clara. A exposição assume a aparência de um laboratório de conexões, no qual as obras artísticas divergentes fundem-se num intricado tecido conceitual.

A exposição desafia os espectadores a irem além da dimensão estética superficial, convidando-os a examinar minuciosamente as interações inesperadas entre as obras. Constellation coloca diante do público um desafio estimulante, convidando-os a ir além da convenção e abraçar o inesperado. As obras, assim como as constelações celestes, encontram harmonia ao pertencerem a um todo maior. A variedade de perspectivas e a interligação de diferentes práticas artísticas refletem o potencial da coexistência e da existência.

As obras e o os artistas

Tristany Mundu apresenta bandeiras da instalação “Hinu Digra”, inspirada numa faixa do seu álbum de estreia Meia Riba Kalxa. A música serve como uma alternativa ao hino nacional português existente e aborda temas de identidade, desafiando a glorificação de um passado violento. A instalação “Hinu Digra” é composta por nove obras encomendadas por Carla Cardozo e António Brito Guterres para a exposição Interferências no MAAT, em Lisboa. A Sala Simba exibirá 6 das 9 bandeiras impressas da série Hinu Digra.

A série “This is Home”, de Jessica Sarkodie, explora a ocupação de estruturas de construção incompletas, uma presença abundante na paisagem de East Legon, um bairro próspero em Accra, Gana. Uma dupla dimensão manifesta-se, com espaço em excesso e, ao mesmo tempo, insuficiente. São dicotomias que ecoam as múltiplas tensões dessa economia rica em recursos, mas pobre de infraestruturas que potenciem o desenvolvimento social.

Na prática de Tobi Onabolu, a atenção plena e a quietude emergem como aspectos centrais, servindo como portais para a (re)conexão com o corpo, o ambiente natural e o cosmos mais amplo. O artista sintetiza práticas energéticas do mundo, inspirando-se tanto nas filosofias e espiritualidades da África Ocidental, a sua terra ancestral, quanto do leste asiático.

Sophie Kabaka opta pela arte do desenho, uma linguagem que fala sem palavras. O carvão traça a história de como um retrato, uma lembrança, pode preservar a vida. Nesta série, a artista partilha a memória e o renascimento de parentes que não conseguiram crescer. Como amados tardios, a memória constitui o seu presente. O carvão conta também a historia de encontros familiares e atividades em casas do Ruanda e Nigéria.

A artista angolano-portuguesa Rafaela A Neto confirma o seu percurso através do design gráfico, da fotografia e do vídeo, concebendo a criação artística como um momento multidisciplinar e experimental. O seu diálogo visual é biográfico, íntimo, provocativo e disruptivo por natureza. O seu trabalho percorre o espaço entre o eu individual e a comunidade, a diáspora e a origem.

Curadores e Galerista

O curador Jermay Michael Gabriel é um artista transdisciplinar ítalo-etíope-eritreu, nascido em Addis Abeba. Vive e trabalha em Milão, onde frequentou a Academia de Belas Artes de Brera, no Departamento de Artes Aplicadas. O trabalho de Michael Gabriel é baseado em empurrar os limites da experimentação, muitas vezes por meio de formas violentas de resistência. O artista desafia a permanência e a elusividade do arquivo colonial italiano por meio da subversão de símbolos de poder como um gesto de resistência.

A curadora Ekua Yankah é uma conselheira de arte germano-ghanense e ex-diplomata das Nações Unidas. Antes de ingressar no sistema das Nações Unidas, formou-se na London School of Hygiene & Tropical Medicine no Reino Unido. Antes disso, passou uma década a estudar e a trabalhar nos Estados Unidos e no Brasil. Ekua está atualmente envolvida no financiamento e apoio a uma ampla gama de projetos criativos nas artes visuais. Foi conselheira do pavilhão do Gana, em Veneza em 2022; é presidente do conselho da Savvy Contemporary Friends, em Berlim, e membro do conselho do Hangar, em Lisboa, e da ANO Ghana em Accra.

A galerista Frances Nyawira Gould é queniana-britânica. Nasceu no Quénia e mudou-se para Londres quando criança. Após uma carreira na indústria da moda, seguiu o marido, Kevin Gould, restaurador, até Olhão (Algarve) para abrir o restaurante Chá Chá Chá. A Sala Simba é uma antiga oficina de reparação de carros, no centro de Olhão. Foi inaugurada em setembro de 2022 com o propósito expresso de tornar o desconhecido conhecido e fazer brilhar o belo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES